martins em pauta

terça-feira, 2 de abril de 2019

Defesa Civil de Natal se mantém em alerta com pronto atendimento 24h diante da continuidade de chuvas

Terça, 02 de Abril de 2019



A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) ampliou o nível de alerta das equipes que atuam nas unidades operacionais da Defesa Civil Municipal desde madrugada desta segunda-feira (1º). A medida se faz necessária devido às chuvas que vêm caindo na cidade. Os pontos que estão recebendo maior atenção dos agentes da Defesa Civil são as áreas onde comumente são registrados maiores incidentes, como parte do bairro de Mãe Luiza, Ribeira, Rocas, Comunidade do Jacó, Passo da Pátria, e pontos da zona Norte.

Além das equipes responsáveis pelo plantão durante o dia de hoje, outras que estão de folga se mantêm em alerta para a possibilidade de uma eventual necessidade de ampliar a área de atuação de acordo com as demandas informadas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Os técnicos da Defesa Civil de Natal estão monitorando todo o sistema de chuvas da capital por meio das informações divulgadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

Outra iniciativa tomada pela secretária da Semdes, Sheila Freitas, foi a averiguação preventiva das maiores lagoas de captação de águas pluviais da capital. Nesse sentido, os agentes de Defesa Civil verificam o nível da água e o correto funcionamento das bombas de sucção com intuito de evitar transbordamentos, causando alagamentos das áreas próximas. Até o momento, foi registrado um início de transbordamento na lagoa do Taraocá, próximo da Avenida Itapetinga, na zona Norte. Outro caso foi a lagoa de captação do bairro Nova República, também na zona Norte. Nessas situações foram ligadas as bombas de sucção.

Outros registros foram notificados na Avenida João Medeiros Filho, uma abertura de cratera, porém a área foi isolada pela Defesa Civil e o órgão competente já foi acionado e se encontra trabalhando no local. Também foi verificado nível alto de água nas lagoas de Pirangi, Nova Descoberta e Panatis. Uma loja na Avenida Rio Branco foi interditada pela Defesa Civil devido ao grande número de infiltrações, com águas saindo pelas tomadas de energia elétrica colocando em risco a integridade física dos funcionários e clientes.

Para solicitar a intervenção da Defesa Civil Municipal o cidadão pode ligar para o número 190, no Ciosp, onde há agentes para direcionar a ocorrência para as equipes de plantão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643