martins em pauta

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

VELHAS PRÁTICAS: Fátima adota ‘discurso retrovisor’ em tom de campanha, não traz novidades e não fala de gestão

A governadora Fátima Bezerra fez hoje a leitura da mensagem anual do chefe do Poder Executivo na Assembleia Legislativa. Na prática, essa mensagem mostra o que o governo pretende fazer e marca o início dos trabalhos legislativos.

O discurso de Fátima começou concentrado nela, falando da sua história política, reiterando a “origem humilde e falando em “mudança”. Foram vários minutos gastos para falar de si mesma.

Só que, ao mesmo tempo, ela adotou o velho e conhecido discurso retrovisor: culpando a gestão passada por erros, falando em heranças e não olhando para o futuro. A situação financeira do Estado já era conhecida desde a campanha, mas ela optou por reforçar esse ponto a dizer o que realmente iria fazer e, principalmente, como.

Parecia mais um discruso de campanha. Mais do mesmo. O único destaque para o futuro que ela falou foram exatamente as medidas que já tinham sido anunciadas. Nada de novo. Apenas repetiu: pacote de recuperação fiscal, decreto de calamidade, antecipação dos royalties e revisão do Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial). Não teve anúncio algum e nem disse como vai fazer. O discurso ficou todo no passado. Deu a entender, inclusive, de que ela ficará aguardando com otimismo o futuro para resolver o problema econômico do Estado.

Não disse quando vai pagar os salários dos servidores estaduais, não deu uma solução para os fornecedores que também estão sem receber, não deu explicações sobre ter aproximadamente R$ 400 milhões em caixa mesmo com toda essa dívida. Não detalhou nada, nem trouxe números. Do que se esperava de novo, ficou faltando.

Ela até voltou a falar no programa de governo, o mesmo que foi copiado do Piauí, que tem uma realidade diferente do Rio Grande do Norte, mas se restringiu a dizer que iria ser um “livro de cabeceira” dos sercretários e “instrumento de monitoramento”. Falou muito em “governar para todos” de forma superficial. Pareceu mais um discurso de campanha, do que um discurso de uma gestão que se inicia.

O discurso de Fátima Bezerra mostrou que se inicia um novo governo com velhas práticas.

Fonte: Blog do BG
)
OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Henrique
    A respeito que a governadora nunca administrou nem boteco é falta de conhecimento, a mesma teve um boteco em Ponta Negra logo que chegou em Natal, mas quebrou.
  2. Murilo Cavalcanti Cabral
    Isso é um desastre de incompetência misturado com querer ser a sabichona como esse pt só sabe fazer sempre. Não fecha este ano e já estará com os salários atrasados somados com os que já pegou. Triste esse povo ao escolher uma despreparada total para nos governar
  3. Alisson Almeida
    Interessante: sempre que um novo governo assume, ao falar da situação encontrada, setores da imprensa classificam como "discurso de retrovisor". É uma estratégia narrativa que visa enquadrar o governo, tirando-lhe o direito de prestar contas à sociedade. Não é "discurso de retrovisor". É transparência. Aceitem.
  4. Verdade
    Deixem a mulher trabalhar, só tem um mês que ela assumiu e vcs já queriam que o estado estivessem voando? A mesma coisa foi dita de Bolsonaro e até agora não vi nada de extraordinário no comando dele, mas vamos ter calma e esperar dar tempo. Acho só interessante que Kelps não entrou na justiça para o antigo governador pagar nada, na verdade ele quer é aparecer.
  5. nasto
    Realista tem toda razão . Muita falta de competência política no RN
  6. Chico Gregório
    Janeiro tem uma receita maior do que os meses subsequentes, se torrar dinheiro agora , não poderá honrar compromissos de pagar em dia salários de sua gestão , Kelps sabe disso , quer tumultuar , pensando em dividendos políticos na campanha pra prefeito de Natal no próximo ano
  7. André Barbosa
    Novidade seria se ela trouxesse alguma proposta ou planejamento. Nunca administrou nem boteco. Quem dirá um estado em crise. Mas ela já sabia de toda essa situação. Sabia que o estado estava quebrado. E, mesmo assim, topou o “desafio”. Quem não pode com o pote não segura na rodilha. Agora, a maior vitória que ela pode dar ao estado é, junto com o PT e toda a esquerda podre do RN, afundar politicamente.
  8. Realista
    É uma vergonha pra classe política defasada, desmoralizada, ultrapassada, do RN, ser preciso uma paraibana sem entender de administração, ser governadora, falta de homens sábios neste pobre estado falido RN.
  9. JaponêsdaFederal
    Bonito…. o povo deu o voto de confiança no partido tesmantelado…. e esperava algo novo, promissor, inovador… só tá escutando a mesma lorota de sempre… e no final, o povo inteiro vai tomar na tampa….

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643