martins em pauta

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

“Não vamos deixá-los quietos”, diz ministra Damares Alves sobre a Vale

Sexta, 08 de fevereiro de 2019


Ministra se encontrou com chefe de Defesa Civil. Foto: Divulgação / Defesa Civil

Durante visita a Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (7), a ministra Damares Alves diz ter enviado um “recado duro” para a mineradora Vale. A chefe do MMFDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) afirmou ter avisado que não irá “deixá-los quietos”.

Damares encontrou autoridades envolvidas nas buscas das vítimas do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão e visitou áreas atingidas. Entre as preocupações da ministra, está a situação dos índios, mulheres, crianças e funcionários da Vale afetados.

— Queremos, na prática, a garantia dos direitos. Estamos diante de uma tragédia absurda e complexa. O desenvolvimento disso tem que ser acompanhado.

A Secretaria Nacional dos Direitos Humanos informou que vai listar as principais barragens em risco no país e, assim, tentar prevenir catástrofes como a de Brumadinho. Damares adiantou que está prevista a contratação de engenheiros civis na pasta para participarem deste grupo de monitoramento.

A ministra ainda alertou que as vítimas devem ficar atentas em relação ao repasse de R$ 100 mil anunciado pela Vale.

— Na hora de assinar, devem ter o cuidado de não declarar no documento que está dando por encerrado todo e qualquer tipo de indenização ou pedido de reparação de danos.

Para o início da noite, Damares Alves ainda tem marcado um encontro com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).


R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643