martins em pauta

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Corpos de detentos soterrados em Alcaçuz são localizados

Terça, 10 de novembro de 2015

Os corpos dois presos que morreram soterrados durante o desabamento de um túnel, numa tentativa de fuga, ocorrida por volta as 9h de hoje no pavilhão 2 da penitenciária estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, foram resgatados às 18h. A informação foi confirmada, por telefone, pela presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, Vilma Batista.

Segundo ela, os presidiários foram encontrados agarrados um com o outro, como se tentassem subir, os dois com celulares na mão. Arlindo de Lima Silva, o "Boneco", 29 anos, estava á frente, enquanto Rodrigo Nascimento Silva, o "Baby", seguia atrás. Pelo menos 14 presidiários trabalhavam na reescavação do túnel para tentar localizar os detentos. O túnel tinha profundidade de uns cinco metros, entre o lado interno do pavilhão 2 e uma saída entre a quadra e o muro principal da penitenciária de Alcaçuz.

Arlindo de Lima Silva e Rodrigo Nascimento Silva foram localizados no fim da tarde de hoje

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 10h24 para resgatar Arlindo e Rodrigo. A direção do presídio havia solicitado uma retroescavadeira para auxiliar nas buscas, mas os corpos foram encontrados antes do equipamento chegar. 

Neste domingo (8), uma revista realizada na unidade prisional encontrou dois túneis no pavilhão 2, local onde os presos se rebelaram no sábado (7). Não foram encontradas saídas externas dos túneis.

Rebelião

Os presos do pavilhão 2 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, rebelados desde o fim da tarde de sábado (7), resolveram se render após negociação com a direção do presídio. Com as visitas suspensas para todos os pavilhões enquanto a situação não fosse controlada, detentos de outras áreas de Alcaçuz pressionaram para o fim da ação. Para que a rebelião fosse suspensa, a direção do presídio concordou que não haveria intervenção das forças de choque.

O diretor da unidade, Eider Brito, foi chamado no início da manhã deste domingo para se reunir com os presos. Eles garantiram que não há mortos e feridos, mas a Polícia Militar realiza ainda durante a tarde de hoje uma revista no pavilhão.

A motivação para a rebelião seria a presença de policiais do BPChoque, que foram solicitados ontem pelo diretor da unidade para fazer uma revista no pavilhão. "Eu recebi informações de que teria um túnel no local, solicitei os policias, mas os presos não deixaram eles entrar e iniciaram o motim, tivemos que recuar, pois o número de policias era bem menor que o de presos", explicou Brito.

TN / J.Belmont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643