martins em pauta

sábado, 25 de janeiro de 2014

Juiz federal Eduardo Guimarães, em entrevista na quinta-feira já dizia que à decisão do TSE seria essa


O juiz federal Eduardo Guimarães, membro da Corte Eleitoral no Rio Grande do Norte, não teve dúvida ao se posicionar, na sessão de ontem do TRE, contra o afastamento da governadora Rosalba Ciarlini.

Para ele, num julgamento jurídico, não cabia o afastamento.

Portanto, quem leu a entrevista do juiz no Blog, ontem à noite, não tinha dúvida que o TSE iria manter Rosalba Ciarlini no cargo de governadora.

Eis algumas declarações do juiz Eduardo Guimarães, ao Blog:

*

-Apliquei a lei.

*

-Fico muito à vontade de, no Direito, aplicar a lei tal como ela é.

*

Sobre a jurisprudência alegada, ocorrida no Pará, onde um gestor, julgado inelegível, foi cassado com base na lei de ficha limpa:

-Entendo que essa inovação não se sustenta. Por mais que eu desejasse que fosse como ele votou, a lei não autoriza que se alcance a governadora com a cassação do mandato. Somente se aplica aos que foram eleitos com o apoio dela, com base no apoio ostensivo a partir de atos que ‘no mínimo, no mínimo’, desviavam a finalidade de administrar o Estado, para dar apoio integral à chapa que ela queria ver eleita.

*

-A sanção que cabe à governadora é apenas a inelegibilidade. A legislação não prevê a cassação de mandato para ela não.

*

-A decisão de dar apoio a uma chapa é uma atitude pessoal da governadora, a culpa pode ser atribuída a ela, mas a legislação não impõe consequência tão drástica para administradores que ajam como ela agiu.

*

-Não é que a conduta praticada por ela não seja rechaçada, mas, para o Direito Eleitoral, a consequência não é essa. É apenas a inelegibilidade.

*

-Não cabe ao TRE aplicar outras sanções. A única penalidade que a legislação prevê nesse caso é a inelegibilidade


Por Thaisa Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643