martins em pauta

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Morte de jovem em Mossoró levanta suspeita de H1N1


Quinta,13 de novembro de 2014



Óbito ocorreu na segunda-feira passada. De acordo com a Sesap, resultado do exame que confirma ou não a doença deve ser apresentado em um prazo de dez a 15 dias. 

A morte de uma jovem de 19 anos – que não teve seu nome divulgado – levantou suspeitas em Mossoró. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmou nesta quarta-feira, 12, que o óbito ocorrido na segunda-feira passada, no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), tem indícios de que a causa pode ter sido a gripe H1N1. 

A coleta do exame feito na jovem foi enviada para Natal, de onde segue para o Pará para ser analisado em laboratório especializado. De acordo com a Sesap, o resultado deve ser apresentado em um prazo de dez a 15 dias. 

Os sintomas da jovem quando deu entrada domingo na emergência do HRTM eram de insuficiência respiratória, anemia aguda, cansaço e palidez. Durante o atendimento ela chegou a receber transfusão de sangue, mas não evoluiu e morreu no dia seguinte. 

A GRIPE – A H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente. 

O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Portal Gazeta do Oeste/Imagem Alcivan Costa


Fonte: O Câmera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643