martins em pauta

sexta-feira, 14 de março de 2014

Agentes de Trânsito autuam alternativos

Mossoró
O clima foi tenso na manhã de ontem, 13, na Avenida Cunha da Mota, Centro. Agentes de Trânsito do município realizaram várias autuações aos veículos de transporte alternativo de passageiros intermunicipais que ficam estacionados nesta e em vias próximas de forma irregular.
A chegada da equipe antes das 8h com três agentes surpreendeu os taxistas que fazem linha para Apodi, Caraúbas, Pau dos Ferros e para várias outras cidades da região. O ponto usado pelos motoristas há vários anos fica na chamada "Praça da Gazeta".
As notificações realizadas pelos agentes fazem parte de um trabalho de fiscalização realizado pela Secretaria de Trânsito e Transporte contra o transporte clandestino de passageiros. As operações se concentram nos locais onde há maior fluxo de embarque e desembarque de passageiros, seja transportando-os em motos, carros, vans ou ônibus que não tenham autorização do município para realizar esse tipo de serviço.
O representante da STT, Luiz Correia, informou que as fiscalizações são realizadas por uma equipe específica contra mototaxistas e taxistas que trabalham irregularmente na cidade.
"Eles [os agentes de Trânsito] aparecem aqui na hora que querem, multam e vão embora. Era para ficar aqui todo dia para coibir. Se não pode, não pode, mas um dia pode, outro dia não pode e fica essa confusão", disse um dos motoristas de veículo alternativo que teve o carro multado e ainda teve que tirá-lo da Avenida Cunha da Mota, assim como outros carros.
Outro trabalhador lamentou o tratamento que ele e outros profissionais recebem do município. "Nós somos trabalhadores, trazemos várias pessoas todos os dias para movimentar o comércio e a economia local. Só queremos realizar nosso trabalho", criticou.
Apesar das reclamações contra as multas, muitos taxistas reconhecem que estacionam de forma irregular. "Era para todos terem um local apropriado como é aqui naquele estacionamento na beira do rio. O problema é que o local é todo ocupado pelos carros do pessoal que trabalha no comércio e a gente fica sem um local exato para servir de ponto", disse outro motorista.

DESRESPEITO
Conseguir uma vaga de estacionamento ou não se estressar ao procurar uma local para parar o veículo é uma atividade quase impossível de acontecer em determinados horários em vários locais da área central da cidade.
No trecho entre a Praça do Pax e ponte que liga o Centro ao Alto de São Manoel a situação é mais grave. Além de tomarem vagas destinadas aos veículos particulares, muitos condutores de alternativos de Grossos e Areia Branca param no meio da pista, gerando fila dupla, para pegar ou deixar passageiros e até pequenas cargas.
O motorista mossoroense é obrigado a esperar a boa vontade dos taxistas que ainda tratam com ironia quem reclama do ato proibido.
Em dezembro de 2009, a ainda Gerência Executiva de Trânsito (GETRAN), hoje STT, alterou os locais de embarque e desembarque de lotações de outras cidades. A intenção era desafogar e gerar vagas de estacionamento no Centro.
À época, a mudança foi motivo de muito protesto por parte dos profissionais. Até ruas chegaram a ser interditadas para demonstrar a insatisfação. Depois de reivindicações dos motoristas, os veículos ganharam do município novos pontos de estacionamento que ainda assim desagradaram os condutores que insistem em desrespeitar a determinação municipal.
Os veículos alternativos deveriam ficar estacionados em locais longe do Centro, como por exemplo, na Avenida Presidente Dutra, próximo à Churrascaria Laçador, em frente ao Oba Show na BR-304 - saída para Fortaleza, ao Centro Administrativo do município e na praça ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Alto da Conceição.


Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643