martins em pauta

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Autoescolas sem simuladores podem perder licenças até abril


Resolução do Contran obrigava que auto escolas tivessem equipamento em janeiro, mas demora nas entregas fez que prazo fosse adiado para não prejudicar empresas, que alegam demora na entrega


Por Geraldo Miranda
Apesar da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obrigava os Centros de Formação de Condutores (CFCs) de todo Brasil a utilizar o simulador de direção veicular para habilitações de categoria B a partir de janeiro, nenhum dos 89 CFCs do Rio Grande do Norte possui o equipamento que se tornou obrigatório em 2014.
Auto escolas deverão estar com simuladores até o mês de abril, ou terão licenças caçadas. (Foto: Divulgação/Contran)
Autoescolas que não tiverem simuladores até o mês de abril, ou terão licenças caçadas. (Foto: Divulgação/Contran)
A informação foi repassada pelo chefe de gabinete do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran), Manuel Ferreira, que afirmou também que a data foi alterada no RN para abril. O motivo foi a demora na entrega do equipamento que é fabricado no Brasil por apenas quatro empresas e é avaliado em R$ 38 mil. O prazo varia de 40 dias a três meses.
“Nos reunimos com os coordenadores dos Detrans de todos os Estados para discutir em Brasília e decidimos que a data deveria ser adiada de acordo com a demanda de cada Estado, para que todos os CFCs possam se adequar. No RN apenas uma autoescola em Parnamirim afirmou que adquiriu o equipamento, mas informou que o prazo de entrega é de 90 dias”, comentou Ferreira.
Além da aquisição do equipamento, cada centro de formação deverá dispor de uma sala de 15 m² para colocar o equipamento que irá monitorar as aulas de cada aluno em tempo real, acompanhada por um perito do Detran. Após a aula cada aluno receberá um relatório com suas infrações a serem corrigidas.
“Iremos inserir a aula com o simulador após as 40h de aulas teóricas. O aluno será treinado previamente a conduzir o simulador nas condições de neblina, chuva, transito movimentado, além de estacionar e curvas. Após ser aprovado nas avaliações do simulado, o aluno poderá iniciar as aulas práticas”, explicou o chefe de gabinete.
Apesar a obrigatoriedade do equipamento, muitas autoescolas acreditam que a resolução não irá valer devido um veto que está em votação no Congresso Nacional para derrubar a resolução do Denatran, pois os centros que não tiverem o simulador terão suas licenças caçadas. O Equipamento não será utilizado para as categorias C, D, E e mudança de categoria.
Atualizado em 3 de janeiro às 11:08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643