martins em pauta

sábado, 1 de outubro de 2011

Protesto de concursados da PM marca inauguração de novo Batalhão de Mossoró


A solenidade de inauguração do novo Batalhão de Polícia Militar de Mossoró, apesar de ter transcorrida de forma tranquila durante a manhã de ontem (30), teve a sua programação alterada por um protesto pacífico e silencioso de concursados da PM do RN. Dezenas de aspirantes à polícia militar reivindicaram a convocação dos 824 aprovados para comporem o efetivo da unidade Coronel PM Revoredo inaugurada nesta sexta-feira, data da abolição da escravatura.

Expondo faixas com os dizeres "Os 824 convocados estão prontos para assumir o 12º BPM" e "Dividir o 2º BPM com o 12º BPM não vai resolver o problema da segurança de Mossoró", um grupo de manifestantes formados por concursados aprovados no certame do ano de 2006 reivindicaram a convocação imediata dos 824 alunos para a Academia de Polícia Militar do RN.

De acordo com a comissão dos concursados, que aguardam o ingresso na Academia de Polícia, não dá para entender por que ainda os aprovados não foram convocados. O que, segundo eles, deveria ter ocorrido antes da criação do novo batalhão de Mossoró que passa à ter como comandante o tenente-coronel Alvibar Gomes.


A posição do Governo do Estado diante da reivindicação é de que não adianta chamar novos policiais sem antes estrutura as unidades da PM. E para isso, o Poder Público alega que primeiramente precisa garantir as condições de trabalho para depois abrir caminho para os concursados e futuros concursos como o já anunciado para o próximo ano para 500 novos policiais.

Investimentos

Durante a inauguração do 12º BPM, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou que o Governo adquiriu mais 13 mil armas e que a morosidade da entrega se volta aos trâmites no Exército, que precisa liberar o armamento. Com relação ao novo Batalhão de Mossoró, a governadora disse que a ação gera uma boa expectativa. "A gente quer, sempre, melhorar a segurança para reduzir o índice de violência em Mossoró e em todo o Estado", comentou. Rosalba Ciarlini disse ainda que o 12ª BPM dará maior reforço à segurança em Mossoró e em mais 15 cidades oestanas.

O novo Batalhão será responsável por atender a demanda da zona sul de Mossoró e mais sete cidades da região. "Vamos ter mais viaturas, uma maior estrutura operacional e mais apoio. E algumas medidas já estão preparadas para licitação, como o aumento de câmera de segurança para Mossoró e Natal. O investimento no CIOSP é fundamental para dar agilidade e tranquilidade, além de reforçar o trabalho da Polícia Militar e Polícia Civil", comentou.

Para o novo BPM, a governadora Rosalba Ciarlini entregou 10 viaturas, 20 motos, equipamentos de radiocomunicação, armamento e coletes à prova de bala. "Não adianta ter só os policiais se não tiver condições de trabalho. Armamento e equipamentos de segurança. Adquirimos armas de efeito não letal e conseguimos em torno de 13 mil armas que já foram adquiridas e falta apenas a liberação do Exército para que todo o policial tenha sua estrutura para o enfrentamento ao crime e à violência", informou ela.

12º BPM

O 12º BPM, denominado Batalhão Coronel PM Revoredo, está instalado no Alto de São Manoel, área sul de Mossoró, e é composto de um pelotão destacado e três companhias. De acordo com o comando da PM, cada companhia tem 168 homens, totalizando um efetivo de 608 PMs. O novo Batalhão também sedia a 1ª Companhia de Polícia Militar - 1ª CPM e atua na região sul de Mossoró e nos Municípios de Areia Branca (2ª CPM), Caraúbas (3ª CPM), Tibau (Pelotão Destacado), Grossos, Serra do Mel, Porto do Mangue e Upanema.

Criado através do Decreto Nº 22.307, o novo BPM pretende, através do um policiamento ostensivo contínuo, diminuir os índices de violência e melhor controlar a criminalidade em Mossoró e nos municípios circunvizinhos. Na prática, o Novo Batalhão terá papel específico nos bairros mais populosos de Mossoró e onde foram detectados altos índices de violência através de dados coletados em um trabalho de mapeamento feito recentemente em toda a cidade.

Fonte: Correio da Tarde editado por Martins em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643