martins em pauta

quarta-feira, 11 de maio de 2011

EUA encontraram diário manuscrito de Bin Laden em ação em Abbottabad

Material obtido em ação contra líder da Al-Qaeda continha ideias de planejamento e detalhes de operações, dizem autoridades à AP


Funcionários dos EUA dizem que o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, manteve um diário manuscrito com ideias de planejamento e detalhes de operações, revelou nesta quarta-feira a Associated Press. O diário foi obtido na operação em que ele foi morto por comandos americanos dos Seals em sua fortaleza em Abbottabad, Paquistão, em 2 de maio.

O diário faz parte de um grande material de inteligência que inclui 100 pendrives e cinco computadores confiscados pela equipe de assalto dos Seals.

Os funcionários falaram sob condição de anonimato por não estarem autorizados a dar declarações públicas sobre o que foi encontrado no esconderijo de Bin Laden.

O líder da Al-Qaeda Laden foi conhecido por registrar seus pensamentos, com a suspeita de que fizesse um diário. Em uma memória, um de seus filhos disse que o pai costumava registrar seus pensamentos e planos.

Arma usada na ação

Na operação dos Estados Unidos, a pistola semiautomática MP7A1 de fabricação alemã foi usada para matar o líder da Al-Qaeda, revelou nesta quarta-feira a revista francesa "Paris Match". Trata-se de uma arma leve e compacta, de 41,5 centímetros, e fabricada em fibras de carbono, polímeros e metal pela empresa alemã Heckler & Koch, indicou a revista em sua edição digital.

A "Paris Match" argumenta que fontes do Comando Conjunto de Forças Especiais americanas reconheceram o modelo utilizado, mas acrescenta que a H&K não confirmou nem desmentiu a informação e se limitou a dizer: "Excelente imitação."

A revista explica que apesar de seu peso leve, trata-se de uma pistola "muito potente e com um poder de fogo elevado, de 850 disparos por minuto". Sua munição, de calibre de 4,6 milímetros, é capaz de atravessar coletes à prova de balas.

Há cerca de quatro anos, serviços de inteligência dos EUA identificam mensageiro de confiança de Bin Laden, a partir de pistas dadas por prisioneiros de Guantánamo
Foto: Arte iG

Há cerca de quatro anos, serviços de inteligência dos EUA identificam mensageiro de confiança de Bin Laden, a partir de pistas dadas por prisioneiros de Guantánamo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643