martins em pauta

sexta-feira, 9 de março de 2018

Jovem é detido após empinar moto em Rafael Fernandes/RN

Sexta, 09 de Março de 2018

ilustrativa

Um jovem de 20 anos foi detido por PM’s sob o comando do sargento Divanildo, após empinar uma motocicleta por volta das 07h30 desta quarta-feira(07) na Rua Egídio Chagas, em Rafael Fernandes/RN. 

Militares ao realizar rondas no endereço descrito se depararam com o jovem, empinando uma motocicleta Honda CG 125, Titan, de cor verde, placa DCP 0856/SP e causando perigo de dano aos transeuntes que ali passavam, logo feito o acompanhamento e o acusado foi detido. 

Diante dos fatos, o imputado foi encaminhado à Delegacia de Polícia civil de Pau dos Ferros, para as providencias cabíveis.

Fonte: Nosso Paraná RN

Policia Militar age rápido e prende suspeito de homicídio ocorrido em Riacho da Cruz/RN

Sexta, 09 de março de 2018

Acusado                                                              Vítima 
A Policia Militar agiu rápido e em menos de 24 horas prendeu o suspeito de um homicídio registrado no início da madrugada desta quarta-feira(07). Francisco Edilásio Cirilo, juntamente com outro jovem teriam matado a facadas Luciano Pereira Ribeiro, 28 anos. O crime aconteceu por volta de 00:00 na Rua Julho Felipe Santiago, Centro de Riacho da Cruz-RN. 

De acordo com informações os militares, sob o comando do sargento Herculano após tomarem conhecimento do crime passaram a diligenciar e no início da tarde localizaram os suspeitos em uma casa no Sítio Riachão, na zona rural de Rodolfo Fernandes/RN, durante o cerco um suspeito aproveitando da vegetação conseguiu escapar da ação policial. 

Após o registro da ocorrência, Edilásio foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Portalegre onde foi autuado em fragrante e em seguida conduzido ao CDP de Apodi, onde ficará à disposição da Justiça.


Fonte: Nosso Paraná RN

“Eu já esperava por isso”, afirma mãe de jovem assassinado na zona Oeste


Sexta, 09 de março de 2018


Um jovem de 26 anos identificado como Marcelo Ferreira Mota foi morto a tiros, na noite desta quarta-feira (07) quando voltava para casa, na rua Maranata, no bairro Planalto, zona Oeste de Natal. A mãe da vítima, Maria Ferreira disse que já esperava pelo fim violento do filho.

Maria relatou a reportagem do PortalBO que há muito tempo que o filho era usuário de drogas e vendia material reciclável para sustentar o vício. “Eu dei tanto conselho para ele largar essas amizades, pedia dia e noite para ele se afastar das drogas porque o fim era certo. Eu já esperava por isso”, disse.

De acordo com a Polícia Militar Marcelo foi surpreendido por dois homens armados que já chegaram atirando. Os assassinos fugiram sem deixar nenhuma pista. Um acerto de contas devido a dívidas de drogas pode ter sido a razão para o homicídio. A DHPP investigará o caso.

Verbas recuperadas pela Lava Jato no RJ vão equipar polícias

Sexta, 09 de Março de 2018

O interventor federal, general Walter Braga Netto, se reuniu na manhã desta quinta-feira (8) com o juiz federal Marcelo Bretas para definir o fluxo de pedidos de utilização das verbas recuperadas pela Operação Lava Jato na segurança do Rio de Janeiro.

“A partir de agora, os secretários das áreas de segurança pública farão o pedido ao interventor, e este irá encaminhar a solicitação ao juiz Bretas”, explicou o porta-voz do Comando Militar do Leste e da intervenção, coronel Roberto Itamar.

Os recursos serão utilizados para a compra de tecnologia utilizada em investigações pela Polícia Civil e equipamentos e veículos utilizados pelas duas polícias.

Porta-voz do Comando Militar do Leste explicou destinação do dinheiro recuperado na Lava Jato (Foto: Carlos Brito / G1)

Segundo ele, não se falou em números durante a reunião. O porta-voz afirmou que os pedidos já existiam, mas agora serão reencaminhados. A força-tarefa da Lava Jato já recuperou quase R$ 400 milhões desde o começo das investigações.

No ano passado, o juiz Marcelo Bretas determinou que R$ 250 milhões fossem destinados ao pagamento de servidores inativos do Estado do Rio de Janeiro. E R$ 15 milhões também já foram destinados à reforma de escolas.

G1


Governo lança Carteira de Habilitação Digital no RN

Sexta, 09 de março de 2018


O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), lançou oficialmente na tarde dessa quarta-feira (7) a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e). O evento foi realizado na Governadoria, no Centro Administrativo, e contou com a presença do governador Robinson Faria, do diretor geral do Detran, Eduardo Machado, e demais servidores do órgão.

O RN é um dos poucos estados do país a implantar a CNH Digital antes do prazo estabelecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Ministério das Cidades, que é julho deste ano. “Parabenizo o Detran pelo trabalho em tomar a dianteira e implantar esta iniciativa de forma ágil, proporcionando comodidade ao condutor potiguar, que sempre terá em mãos o documento por meio de um smartphone ou tablet, evitando multas e pontos por ocasião do esquecimento do documento impresso”, destacou o governador Robinson, que na ocasião teve o aplicativo instalado no celular

Eduardo Machado, diretor geral do Detran, reforçou que a CNH Digital está dentro dos projetos do órgão de usar a tecnologia em favor do condutor. “Estamos trabalhando em duas direções dentro do Detran, sendo a primeira buscando descentralizar o atendimento do órgão e a segunda que é utilizar a tecnologia em nosso favor, evitando que o usuário se desgaste indo até a sede para solucionar situações que poderiam ser resolvidas pela internet, por exemplo, ou por meio de aplicativos, como é o caso da CNH Digital”, disse.

No RN, a CNH Digital será oferecida sem custos aos condutores. Em alguns estados, o serviço é pago. A iniciativa também não onerou o estado, que apenas adaptou o sistema interno do Detran. E o documento impresso continua valendo, não sendo obrigatório possuir a CNH Digital. A CNH-e tem o mesmo valor legal da versão impressa, podendo ser usada como comprovação de identidade nos casos em que a habilitação é aceita.


O condutor deve ficar atento, uma vez que a versão digital só estará disponível para Carteiras de Habilitação emitidas a partir de maio de 2017, já geradas com QR Code. Os documentos anteriores a este período devem ser renovados junto ao Detran para que possa ser solicitada a versão digital. Segundo o Detran, de maio de 2017 até o início de março de 2018 foram emitidas mais de 170 mil CNHs com o novo modelo no RN, o que representa cerca de 20% das carteiras do estado.

Pelo menos 12 estados e o Distrito Federal já aderiram à CNH digital. Goiás foi o primeiro estado a oferecer a versão no celular, em um projeto piloto, desde outubro. Cerca de 20 mil motoristas já usam as carteiras digitais no país inteiro.

Para obter a CNH:
Cadastrar-se no Portal de Serviços do Denatran;
Ir ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados;
Baixar o aplicativo gratuito da CNH digital nas lojas oficiais da Apple e do Google;
Acessar o aplicativo por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail;
Criar uma senha para acessar o documento no celular.

VIA PORTAL NO AR / O Natalense

Fachin manda para a Justiça Federal do DF denúncia de organização criminosa contra Lula, Dilma e ex-ministros


Resultado de imagem para Imagem do ministro Edson Fachin

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (8) o envio à Justiça Federal do Distrito Federal de denúncia por organização criminosa contra o ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Somente os casos da senadora Gleisi Hoffmann e o ex-ministro Paulo Bernardo continuarão no Supremo. Fachin entendeu que as condutas de ambos estão interligadas, e a senadora possui foro privilegiado, isto é, só pode ser investigada e julgada no STF.

A denúncia, no âmbito da Operação Lava Jato, foi oferecida pela Procuradoria Geral da República com base em inquérito que apura se o PT formou uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras.

Todos os denunciados são suspeitos de “promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa”, cuja pena é de 3 a 8 anos de prisão, além de multa.

As denúncias haviam sido remetidas ao STF porque Gleisi Hoffmann tem foro privilegiado, devido à condição de senadora. Mas a própria Procuradoria pediu o fatiamento para os acusados sem foro, para a Justiça Federal do Paraná.

Ao remeter o caso para a primeira instância da Justiça Federal, Fachin citou uma decisão anterior da Corte que determinou o fatiamento de inquéritos para o Distrito Federal no caso envolvendo o presidente Michel Temer e líderes do PMDB.

Já a parte da denúncia contra Edinho Silva, ex-ministro e prefeito de Araraquara (SP), deve ser encaminhada ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

G1 / Blog do BG

FOTO: Criança erra senha e bloqueia iPhone por 47 anos; mãe deixou o telefone para o filho assistir a vídeos educativos

Sexta, 09 de março de 2018


Criança bloqueia iPhone por 47 anos na China (YouTube/Reprodução)

Quem já bloqueou a tela do iPhone sabe que depois errar a senha seis vezes seguidas o telefone fica inativo e é preciso esperar um minuto para tentar novamente. E, quanto mais tentativas erradas, mais tempo demora para poder tentar de novo.

Depois de deixar o celular com o filho de dois anos, uma chinesa de Xangai de sobrenome Lu vai ter de aguardar 47 anos (ou 25 milhões de minutos) para desbloquear a tela do seu iPhone. Outra opção é formatar o aparelho e, consequentemente, perder todas as informações que não foram salvas.

De acordo com a reportagem veiculada no chinês South China Morning Post, a moça deixou o celular com o filho para assistir a vídeos educativos e, quando foi pegar o telefone, estava com essa falha. O incidente foi em janeiro e ela esperou dois meses para ver se resolvia, mas até agora nada.

Ainda segundo a reportagem, o técnico da Apple Store de Xangai afirmou já ter visto casos em que o iPhone fica bloqueado por 80 anos por erro repetido na digitação da senha.

Veja

Micro-Ônibus da UFRN é usado para transportar manifestantes do MST

Sexta, 09 de Março de 2018


Segundo informações do jornalista Heitor Gregório, um Micro-Ônibus da UFRN foi usado para transportar manifestantes do MST nesta quinta, 8, após o protesto terminar no bairro da Ribeira.

(Fotos: Heitor Gregório).

Fonte: Blog do BG

Temer envia carta a Dodge depois de ser incluído em inquérito no STF

Sexta, 09 de Março de 2018 

Foto: Marcos Corrêa / PR

O presidente Michel Temer enviou nesta quinta-feira (8) uma carta para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, depois de ser incluído em um inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo informações da jornalista Andréia Sadi, o texto relaciona artigos jurídicos que argumentam contra a investigação de fatos anteriores ao mandato do presidente. Um desses artigos é do é do ministro da Justiça, Torquato Jardim. Ainda segundo Andréia Sadi, Temer afirma a aliados que não quer influenciar a procuradora com a carta. Ele foi incluído em um inquérito que apura o pagamento de propina da Odebrecht a políticos do PMDB em troca de um decreto relacionado ao setor de portos, que foi publicado pelo presidente no último ano. A inclusão aconteceu por decisão do STF, após recomendação da procuradora-geral da República. A Constituição diz que, durante o mandato, o presidente não pode ser “responsabilizado” por atos estranhos ao exercício de suas funções. Para Dodge, no entanto, isso não impede que Temer seja investigado.

Partidos da base de Temer podem apoiar candidatura de Rodrigo Maia ao Planalto

Sexta, 09 de Março de 2018

Foto: Agência Brasil

Alguns dos partidos que fazem parte da base apoiadora do governo de Michel Temer (PMDB) sinalizaram apoio à pré-candidatura de Rodrigo Maia (DEM) à Presidência da República. Segundo a Folha de S. Paulo, integrantes do PP, PR e Solidariadade, partidos que são aliados a Temer, realizaram discursos com a mensagem de que têm "esperança" na candidatura do presidente da Câmara e que estarão "a seu lado" enquanto o deputado percorrer o país. De acordo com a Folha de S. Paulo, a mensagem teria sido dita durante convenção do DEM, que lançou Maia ao pleito eleitoral. "Nós, do Partido Progressista, temos muita esperança em você, de você empenhar nossas bandeiras. Sei que você vai percorrer esse país e os progressistas estarão ao seu lado", disse o presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), diante do líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Dirigente do SD, Paulinho da Força afirmou que Maia precisava "unir esses partidos" e "representar o novo nas eleições". Já o líder do PR na Câmara, José Rocha (BA), disse que seu partido via "com muita simpatia" a pré-candidatura de Maia, ponderando que é preciso "estreitar relações" antes de definir a posição da sigla para outubro.

'Quero estender a mão ao DEM e dizer que devemos estar unidos', afirma Jucá

Sexta, 09 de Março de 2018 

por Igor Gadelha e Isadora Peron | Estadão Conteúdo
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Durante a convenção nacional do DEM, na qual o partido lança a pré-candidatura de Rodrigo Maia (RJ) ao Palácio do Planalto, o presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), disse ver a candidatura do presidente da Câmara como uma "contribuição importante" para o debate eleitoral e para o trabalho de construção de um país melhor. O partido de Jucá também analisa ter candidato próprio ao Planalto: o próprio presidente Michel Temer ou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. "A eleição de 2018 vai definir que rumos teremos no País: se vamos regredir ou continuar avançando. E vejo a posição do Democratas, ao lançar Rodrigo Maia, como uma contribuição importante para o debate e o trabalho que tem que se construir. Sou presidente do PMDB e quero estender a mão ao Democratas e dizer que devemos estar unidos", discursou Jucá nesta quinta-feira (8). Também presente ao evento, o líder do PR na Câmara, deputado José Rocha (BA), afirmou que o partido vê "com muita simpatia" a candidatura de Maia à Presidência da República. "O PR vê com muita simpatia a sua candidatura à Presidência da República. Vamos caminhar para que possamos estreitar cada vez mais essas nossas relações partidárias e aí podermos definir nossa posição em relação a sua candidatura. Hoje ela nasce com muita força e apelo popular", declarou Rocha, que representa o comando do partido. Hoje, a preferência no PR é apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto. No entanto, após o petista ser condenado em segunda instância no processo do triplex do Guarujá (SP) e se tornar inelegível, o partido de Rocha passou a avaliar a possibilidade de aliança com outros candidatos à Presidência.

Ministro da Justiça pede ao STF que estabeleça quantidade legal para porte de drogas

Sexta, 09 de Março de 2018 

Foto: Georgia Army National Guard

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, pediu nesta quinta-feira (8) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a Corte coloque em pauta um processo sobre a descriminalização de usuários de drogas. Segundo a Agência Brasil, ele quer que seja estabelecida uma quantidade mínima para o porte de substâncias com o objetivo de traficante de usuário. "Como a lei não traz essa quantidade, fica muito difuso, fica ao arbítrio de cada juiz, de cada corte, de cada vara estabelecer quem é usuário”, declarou o ministro depois de se encontrar com a presidente do STF, Cármen Lúcia. O julgamento sobre o assunto já teve início no plenário da Corte, mas está interrompido há mais de dois anos devido a um pedido de vista do ministro Teori Zavascki, que morreu no início do último ano. O seu sucessor, Alexandre de Moraes, afirmou a Jungmann que deve liberar o seu voto em breve. “Pedi que esse assunto possa ser pautado o mais rapidamente possível", disse o ministro. Até o momento, o placar é de 3 votos a 0 a favor da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal.

Manifestantes do MST invadem parque gráfico do jornal O Globo no Rio

Sexta, 09 de Março de 2018 

Foto: Reprodução / Twitter

Um grupo de integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) formado predominantemente por mulheres invadiu o parque gráfico do jornal O Globo durante a manhã desta quinta-feira (8) na região metropolitana do Rio de Janeiro. Em nota, o jornal apontou que cerca de 400 manifestantes participaram do ato. Já o MST alega que 800 mulheres estavam presentes. "Entre os manifestantes, que chegaram em dez ônibus, havia pessoas armadas com facões. O grupo parou no estacionamento para visitantes, de acesso livre, e invadiu o prédio. Os seguranças da empresa não impediram a invasão, devido à quantidade de pessoas", relata o comunicado do jornal O Globo. O texto aponta ainda que participantes do protesto fizeram pichações políticas em vidraças, sofás e paredes do prédio.

Justiça bloqueia R$ 4 milhões de Picciani

Sexta, 09 de Março de 2018 

Foto: Reprodução / Pleno News

A Justiça do Rio de Janeiro, através de uma ação civil pública ajuizada pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (GAECC), do Ministério Público do Rio, decretou o bloqueio de R$ 4 mihões do deputado afastado Jorge Picciani (MDB-RJ). De acordo com o Estadão, a Promotoria acusa as empresas agropecuárias Agrobilara e Agrocopa, em que Picciani é sócio, por atos contra a administração pública e de improbidade administrativa. "Defiro em parte o pedido liminar formulado pelo Ministério Público para decretar a indisponibilidade dos bens dos demandados abaixo mencionados da seguinte forma requerida na inicial: Agrobilara Comércio e Participações Ltda..., no valor total de R$ 2,1 milhões; (ii) Agrocopa - Agropecuária Copacabana Comércio e Participações Ltda, no valor total de R$ 1,23 milhão; (iii) Jorge Sayed Picciani, no vaqlor total de R$ 4.035.225,00; (iv) Felipe Carneiro Monteiro Picciani, no valor total de R$ 2,28 milhões; e (v) André Gustavo Vasconcellos Monteiro, no valor total de R$ 780 mil", determinou a Justiça. Segundo o Ministério Público, a Agrobilara e a Agrocopa eram usadas como máquinas para lavagem de dinheiro.

MEC prorroga prazo para estudantes complementarem inscrição no Fies Seleção

Sexta, 09 de Março de 2018

Foto: Divulgação / Governo do Brasil

O prazo para estudantes pré-selecionados na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) complementarem sua inscrição no Fies Seleção e fecharem a contratação foi estendido para sexta-feira (9). Apesar da lista de pré-selecionados ter sido divulgada na segunda-feira (5), algumas pessoas tiveram problemas para concluir a inscrição. De acordo com a Agência Brasil, a prorrogação também se estende as 80 mil vagas isentas de juros, destinadas a estudantes que comprovarem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Também foi prorrogado para o dia 16 o período de divulgação dos resultados da pré-seleção da modalidades P-Fies, antes previsto para o dia 12. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as mudanças preservam os interesses dos candidatos pré-selecionados em chamada única e que estiverem classificados em lista de espera.

quinta-feira, 8 de março de 2018

HOMENAGEM DO BLOG MARTINS EM PAUTA.COM E DO VEREADOR CABECINHA A TODAS AS MULHERES NO SEU DIA.

Quinta, 08 de Março de 2018


Mulheres, que com paciência mudam o mundo com delicadeza. Guerreiras na luta do dia a dia. Sempre com suavidade e carinho. Anjos divinos nos mistérios da maternidade, renovando o mundo de esperanças infantis. Doces vencedoras. Mulheres, obrigado por existirem em todos os momentos de nossas vidas.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Agente Penitenciário encontrado morto dentro de carro com marca de tiro em Mossoró-RN

Quinta, 08 de Março de 2018


O Agente Penitenciário Estadual, Ricardo Alexandre Quirino do Nascimento, 42 anos de idade, lotado na Cadeia Publica Manoel Onofre de Souza em Mossoró, foi encontrado morto dentro do seu carro, na tarde desta quinta feira 08 de março de 2018. 

Por volta das 15h10min, a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram acionados para a Rua José Malaquias, principal da Favela do Fio, região do Santa Delmira, para uma ocorrência de disparo de arma de fogo com vítima ferida no local. 

Quando as equipes chegaram no local, se depararam com o agente penitenciário caído dentro do carro sem vida no banco do passageiro. A pistola e uma capsula deflagrada foram encontrados no piso do carro. Segundo informações repassadas à Polícia pela mulher do agente, que dirigia o carro, Ricardo teria cometido suicídio. 

A perícia criminal que realizou os procedimentos no local, não tem dúvidas de que, pela dinâmica dos fatosque o agente penitenciário cometeu o ato extremo, ou seja usando sua arma pôs fim a sua propria vida. 

O corpo de Ricardo Alexandre que segundo colegas de trabalho vinha passando por problemas de saúde, foi recolhido e encaminhado ao ITEP onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento.



Donte: Fim da Linha

MARTINS-RN: MORADORES DA VILA FELIZ SOFRE COM FALTA DE ÁGUA NA UNICA TORNEIRA DO POÇO MANTIDO PELA PREFEITURA.

Quinta, 08 de março de 2018

Veja a extensão da rua! a falta de respeito com os moradores por parte da prefeitura, é tão grande que só tem um toneira na entrada da rua para servir as famílias, onde já pleiteamos junto a prefeitura colocar mais uma no meio e outra no final da rua 


Moradores da Vila Feliz, rua com quase 500 metros de extensão sempre foram penalizados com o problema da falta dágua do poco da prefeitura na torneira pela gestora Olga Fernandes.

O vereador Francisco Avelino de Carvalho - "Cabecinha PHS", atendendo a  moradores já solicitou varias através de requerimentos na Câmara Municipal, por sinal aprovados por unanimidade, uma solução por parte da Prefeita Olga Fernandes, uma maneira viável para atender a esse moradores, uma solução muito simples e barata sugerida pelo vereador, mas a prefeita não se sensibiliza com o drama vivido por essas famílias.

Segundo o Vereador Cabecinha uma caixa de 1.000 ou 2.000 mil litros de água, colocada em uma base com no máximo 01 metro de altura, ligada direto do poço aproveitando o cano da toneira, acabaria o sofrimento dessas famílias, segundo informações existe ordem expressa da prefeita, para  Só  ligar  o poço para abastecer  a toneira de 10 da manhã ao meio dia, deixando assim quem trabalha fora impossibilitado de pegar água para atender as necessidades  diárias das casas.


Torneira sem um pingo de água,mas 
enquanto isso a prefeitura prefere deixar derramar a água no chafariz na margem da RN-117, próximo a Escola Municipal João Onofre, deixando indignado quem passa e presencia o grande desperdício de água, a mesma que faz falta aos moradores da Vila Feliz,  que por sinal é bom reduto eleitoral de prefeita. 

Polícia e bombeiros buscam corpos de garotas sequestradas, torturadas e decapitadas no mangue do Rio Ceará

Quinta, 08 de Março de 2018

Policiais e bombeiros militares realizam deste à tarde desta segunda-feira (5) buscas no mangue e na foz do Rio Ceará (zona oeste de Fortaleza) na tentativa de localizar os corpos de três jovens que foram torturadas, mortas e decapitadas por bandidos da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) na semana passada. Ontem à tarde (5), boatos de que os restos mortais das três pessoas teriam sido vistos no local acabaram mobilizando as autoridades.

Porém, nem os corpos nem as cabeças foram ainda encontrados. A Polícia busca mais informações que possam levar ao local onde as três garotas, que, supostamente, seriam simpatizantes ou membros da facção Comando Vermelho (CV) foram mortas e degoladas. As imagens da tripla execução sumária foram postadas nas redes sociais pelos próprios assassinos.

Na tarde de ontem, as três jovens desaparecidas foram identificadas pelos familiares na sede da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ingrid Teixeira Pereira, Darciele Anselmo de Alencar eNara Alyne Mota de Lima teriam sido seqüestradas na noite de quinta-feira passada (1º) em Maracanaú, e levadas para o mangue do Rio Ceará, localizado entre os bairros Vila Velha e Barra do Ceará, local onde teriam sido torturadas pelos assassinos.

No vídeo, uma das garotas aparece sendo ameaçada e obrigada a afirmar que “rasgou a camisa” do Comando Vermelho (CV) e passou para o lado da GDE. Mesmo implorando para que poupassem a sua vida, a jovem é executada com um tiro no rosto. Em seguida, um dos assassinos corta a cabeça dela com um facão. Na mesma cena, outro bandido mostra as três cabeças já decapitadas e joga nas águas do mangue, comemorando as mortes.

Desespero

A mãe de uma das três jovens deu um depoimento desesperado na DHPP. Disse que a família sumiu desde a última sexta-feira. “Quero ao menos o corpo de minha filha para poder enterrá-lo”, disse. As mães das outras garotas também falaram sobre o caso, mas temem serem também assassinadas. Uma delas disse que a filha não pertencia a nenhuma facção criminosa, mas pode ter sido morta por estar em más companhias. 

(Blog do Jornalista Fernando Ribeiro)

PRESA É FLAGRADA COM DROGA DENTRO DA PENITENCIÁRIA MÁRIO NEGÓCIO EM MOSSORÓ-RN

Quinta, 08 de Março de 2018


Myrzia Daianny Costa e Silva, de 22 anos de idade, cumpre pena no pavilhão feminino, na Penitenciaria Agrícola Mario Negocio em Mossoró, acusada pelo crime de trafico de drogas.

Durante uma revista de rotina na tarde de ontem, 06 de março, os agentes encontraram cerca de 60 gramas de maconha dentro do seu colchão.

Myrzia Daianny foi encaminhada à Delegacia Especializada em Narcóticos e na presença do Delegado Teixeira Junior, negou que o ilícito fosse seu, mas foi autuada por trafico de drogas com o agravante de traficar dentro de um presidio.

Depois dos procedimentos na Denarc a presa foi conduzida de volta ao presidio.


O Câmera / Passando na Hora

MOSSOROENSE FORAGIDO DA JUSTIÇA MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA EM ASSU-RN

Quinta, 08 de Março de 2018


Após trabalho de investigação, a polícia civil e militar receberam a informação de que um foragido da justiça estaria em uma residência na tarde desta quarta feira 07 de maro de 2018,no bairro Vertentes na cidade de Assu na região oeste do Rio Grande do Norte.

Um cerco foi montado na casa onde estava alguns elementos, ao perceberem a presença da polícia, um deles reagiu atirando nos policiais.Houve um revide a injusta agressão e o mossoroense José Clério da Silva Castro, o "Clerim" de 19 anos de idade, morreu durante o confronto . 
Ele ainda chegou a ser socorrido pelos policiais para o hospital da cidade, mas não resistiu e morreu ao dar entrada na unidade hospitalar. 

José Clério da Silva Castro, havia fugido do CDP de Assu em outubro do ano passado e estava com mandado de prisão preventiva em aberto. Ele respondia processos nas comarcas de Assu, por danos qualificados e tráfico de drogas; de Mossoró, por dano qualificado e em Ipanguassu, por roubo majorado. O corpo do foragido será encaminhado à base da unidade regional do ITEP em Mossoró onde será necropsiado.



Fonte: Passando na Hora

Mais de 4,4 mil mulheres foram mortas no Brasil em 2017; média é de 12 por dia

Quinta, 08 de Março de 2018

Foto: Ilustrativa

Passou de 4,4 mil o número de mulheres mortas no Brasil no ano passado. Um levantamento feito pelo G1, considerando dados oficiais das 27 unidades federativos, indica que 4.473 mulheres foram alvo de homicídio doloso, quando há intenção de matar. A média é de 12 mortes por dia. Do total, 946 casos se referem a feminicídio, quando as mulheres são mortas por sua condição de gênero. Segundo a publicação, houve aumento de 6,5% nos crimes em comparação a 2016, quando foram registrados 4.201 homicídios, dos quais 812 feminicídios. A estatística pode aumentar, porque alguns estados ainda não fecharam os dados de 2017. O Rio Grande do Norte lidera o índice de homicídios contra mulheres, com uma média de 8,4 a cada 100 mil mulheres. Já o Mato Grosso é o estado com maior taxa de feminicídio: 4,6 a cada 100 mil. Na Bahia, a Ouvidoria diz que não há estatísticas de feminicídio referentes a 2015 e 2016.

Demitidos por decisão do STF, seis servidores da UERN aproveitam brecha da Justiça para se aposentar

Quinta, 08 de Março de 2018


Seis funcionários demitidos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) no início do ano, em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), aproveitaram uma brecha criada pela Justiça estadual para se aposentar como servidores do estado. As aposentadorias foram confirmadas pela assessoria de imprensa da universidade.

No dia 18 de janeiro, uma portaria assinada pelo reitor da instituição demitiu 86 servidores, seguindo determinação do STF. Eles foram efetivados, sem concurso público, por meio de uma lei estadual criada em 1994. A medida foi considerada ilegal pelo Supremo, que analisou uma ação de inconstitucionalidade.

Porém, poucos dias após a demissão dos servidores, uma juíza de Mossoró, na região Oeste potiguar, onde fica a sede da universidade, determinou que a UERN readmitisse os servidores e realizassem a demissão por meio de abertura de processo administrativo individualizado.

Em nova decisão no íncio de março, o ministro Ricardo Lewandoswski (STF) derrubou a decisão da Justiça estadual, por considerar que a medida iria apenas “prolongar a situação de inconstitucionalidade”. Seguindo a nova determinação, a UERN publicou nesta terça-feira (6) uma portaria com a demissão imediata dos servidores, porém com apenas 80 nomes na lista.

Procurada pelo G1 para explicar a redução no número de servidores demitidos, a instituição confirmou que no período em que a decisão da juíza Kátia Guedes, da Segunda Vara da Fazenda Pública de Mossoró, esteve em vigor, seis servidores se aposentaram.

Esses funcionários já teriam tempo de serviço para se aposentar e os processos já estavam em andamento antes da primeira demissão, segundo informou a universidade. Ainda de acordo com o setor jurídico da instituição, a aposentadoria é um “ato jurídico perfeito”. Portanto, uma vez aposentados, os servidores não poderiam mais perder os direitos adquiridos.

VIA G1/RN / O Natalense

MPRN cobra medidas da Prefeitura de Natal para evitar novos desabamentos em Mãe Luíza

Quinta, 08 de Março de 2018

Uma comissão composta por moradores de Mãe Luíza, bairro da zona Leste de Natal, foi recebida por representantes do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em reunião realizada na segunda-feira (5). A audiência teve o objetivo de discutir medidas para embasamento da ação civil pública, que busca obrigar a Prefeitura de Natal e a Caern a cumprirem medidas que garantam a minimização de novos riscos na área afetada pelo desabamento, que aconteceu na madrugada do dia 15 de junho de 2014.

O foco do encontro foi a situação habitacional vinculada ao desastre ambiental de Mãe Luíza. As promotoras de Justiça Gilka da Mata e Danielle Veras salientaram que a Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) teria uma série de medidas a serem tomadas por parte da Prefeitura até o próximo dia 9 de março.

Entre as medidas, estão a apresentação de um cronograma atualizado e individualizado de realização das reformas e da reconstrução dos imóveis recuperáveis atingidos pelo desastre de Mãe Luiza; a apresentação de informações acerca da realocação das famílias pertinentes às casas que foram destruídas; e a adição ao processo de todos os projetos de reconstrução e reforma das casas atingidas e recuperáveis.

O secretário da Seharpe, Carlson Gomes, informou que quanto ao ponto de realocação, o projeto das 24 moradias fora encaminhado ao Ministério das Cidades para aprovação, através do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, e aguarda aprovação, com data final de previsão para 12 de março. O valor máximo de cada casa seria no montante de R$ 81 mil, com área de 50m². O gestor informou ainda que a Prefeitura, atualmente, não teria condições financeiras para realizar essas obras com recursos próprios.

“O entendimento do Ministério Público Ambiental e de Cidadania é de que as obras em questão não podem ficar a cargo de programa social e dependente de verba federal, tendo em vista que essas pessoas foram vítimas de um desastre ambiental”, destacou a promotora de Justiça Danielle Veras. “O MPRN também não concorda com essa espera pela verba federal e reforça que a responsabilidade é da Prefeitura, com a obrigação de que seja promovida a realocação no bairro”, acrescentou a promotora Gilka da Mata.

Alguns moradores que estavam presentes na audiência também participaram das discussões. Muitos salientaram que não foram disponibilizados os croquis das reformas e a Seharpe se comprometeu a recebê-los para realizar a análise da documentação necessária para as reformas.

Ao final da reunião, ficou acordado que a Seharpe tem até o dia 20 de março para informar se o projeto encaminhado ao Ministério das Cidades foi aprovado. Caso a resposta seja negativa, a Secretaria se comprometeu a apresentar, até o dia 30 de março, proposta específica de como serão construídas as residências, identificando a origem da verba necessária.

A Prefeitura também tem até o dia 30 para enviar a relação dos moradores que serão realocados, junto com o levantamento individualizado da situação atual em relação a cada residência. De imediato, a Seharpe tem até a próxima sexta-feira (9) para prestar informações acerca do pagamento do auxílio moradia relativo ao mês de janeiro de 2018, que se encontra atrasado.

VIA PORTAL NO AR / O Natalense

Dia Internacional da Mulher: desafios e propostas para atenção a saúde da mulher

Sexta, 08 de Março de 2018


No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulga um levantamento sobre os principais desafios de saúde relacionados ao público feminino. De acordo com a secretaria, as doenças que mais acometem as mulheres em idade fértil no Rio Grande do Norte, e que podem levar a óbito, são as relacionadas ao aparelho circulatório, neoplasias, doenças infecciosas e parasitárias, doenças do aparelho respiratório, digestivo, complicações da gravidez, parto e puerpério.

De acordo com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) no ano de 2016 ocorreram 1068 mortes de mulheres em idade fértil (MIF). Destas, lideram o ranking as causas externas por consequência de acidentes e agressões, câncer e doenças relacionadas ao aparelho circulatório. Já no ano de 2017 ocorreram 938 óbitos.

Para diminuir esses números, a Sesap tem desenvolvido junto aos municípios a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que junto a outras Secretarias de Estado (Segurança, Educação, Assistência Social e Mulheres) apoia os municípios com ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação, englobando a assistência à mulher em clínica ginecológica, no pré-natal, parto e puerpério, menopausa, no planejamento sexual e reprodutivo, câncer de colo do útero e de mama, o acolhimento às mulheres vítimas de violência, entre outros.

Chama atenção dos setores de saúde atualmente, o aumento dos casos de sífilis, uma doença de fácil diagnóstico e tratamento acessível e disponível no SUS. Segundo dados do Programa IST/Aids da Sesap, de 2011 a 2017, 2.343 mulheres tiveram diagnóstico positivo para sífilis no estado. Apenas em 2017 foram 752 novos casos. Outro número que merece atenção são os casos de sífilis em gestantes, de 2007 a 2010 foram 2.282 notificações. O que impacta fortemente entre as mulheres, devido a transmissão da doença para a criança. A transmissão vertical da sífilis pode ser prevenida com o diagnóstico precoce na gravidez, além do tratamento em tempo hábil durante o pré-natal, parto e nascimento.

Nesse sentido, a Sesap tem investido continuamente em educação permanente para manejo clínico da sífilis e infecções sexualmente transmissíveis, junto a profissionais dos serviços estaduais e municipais de saúde, tem mantido em dia o abastecimento de preservativos e testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites junto as regiões de saúde. Esses insumos estão disponíveis à população nas unidades básicas de saúde e Serviços de Atenção Especializada do SUS.

Além das ações rotineiras, a Secretaria intensifica as atividades em eventos de grande circulação de pessoas, como o Dia Visibilidade Trans, Dia Internacional da Mulher, Carnatal, Mossoró Cidade Junina, Parada do Orgulho LGBT, além do dia 1º de dezembro, que é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. No carnaval deste ano foram realizados 1355 testes rápidos de HIV e sífilis, com 1 resultado positivo para HIV e 8 para sífilis, também houve distribuição de 800 mil preservativos masculinos, 40 mil lubrificantes e 20 mil preservativos femininos, nas festas realizadas no período.

Prevenção

Para o mês dedicado a mulher. A Sesap reforça a importância da prevenção para os principais problemas e de como manter a saúde sempre em dia:

· Praticar regularmente exercícios físicos: as atividades físicas trazem uma série de benefícios para a saúde e podem reduzir o risco de doenças cardíacas, artrite e outras;

· Manter uma alimentação saudável: dietas ricas em frutas, legumes e verduras e menos alimentos gordurosos, enlatados e salgados;

· Evitar ou eliminar o consumo de cigarro e álcool: o uso excessivo de cigarro e álcool está relacionado a muitas doenças, como câncer;

· Procurar fazer os exames preventivos: realizar exames periódicos, tais como Papanicolau, Mamografia, controle glicêmico e lipídico, entre outros;

· Avaliar os riscos ocupacionais: alguns tipos de trabalho aumentam o risco de câncer pelo fato de exporem o trabalhador a fatores de risco, como substâncias químicas, fumo no ambiente de trabalho, radiação ionizante (RX), entre outros;

· Prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis: uso do preservativo nas relações sexuais, além de outras medidas de prevenção combinada.


Fonte: O Natalense

Professores da UERN decidem manter greve

Quinta, 08 de Março de 2018


Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram por 116 votos a 100 manter a greve iniciada em 10 de novembro de 2017. A assembleia aconteceu nesta quarta-feira, 7, na sede da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN).

Os servidores, assim como outras categorias do serviço público estadual, protestam pelo pagamento de salários em dia.
Ao longo do período de greve, ocorreram vários protestos e algumas reuniões com o governo. Mas, não houve negociação entre as partes. O governo estadual alega dificuldade financeira para colocar os salários em dia.

VIA MOSSORÓ HOJE / O Natalense

Ao STF, Temer nega ter tido acesso a dado sigiloso de inquérito

Quinta, 08 de Março de 2018


O presidente Michel Temer discursa durante reunião com prefeitos para discutir segurança pública, em Brasília (Foto: Evaristo Sa/AFP)

Um documento enviado nesta quarta-feira (7) ao Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa de Michel Temer negou ter tido acesso a qualquer procedimento sigiloso dentro do inquérito do qual o presidente é alvo (leia a íntegra do documento ao final desta publicação).

Nesta terça (6), Barroso mandou investigar o vazamento da decisão que proferiu para acessar as transações financeiras de Temer, dentro de inquérito que apura suposta prática de corrupção na edição de um decreto no setor portuário no ano passado.

Relator do caso no STF, o ministro observou que, ao pedir acesso à decisão, a defesa de Temer utilizou números do processo que registram procedimentos “absolutamente sigilosos”.

Por isso, Barroso determinou à Polícia Federal a investigação do “novo vazamento” dentro do mesmo inquérito.

Ao enviar esclarecimentos ao Supremo, os advogados Antônio Cláudio Mariz de Oliveira e Brian Alves Prado afirmam que todas as informações utilizadas pela defesa de Temer estavam disponíveis no “Diário de Justiça Eletrônico”, “disponível a todo e qualquer cidadão” dentro do site do STF.

“Reiterando que todas as informações constantes das petições, que se resumem a números de autuação, foram obtidas por meio de pesquisa pública, disponível a todo e qualquer cidadão, sem nenhum caráter sigiloso, no próprio sítio eletrônico do Supremo Tribunal Federal, na seção do ‘Diário da Justiça Eletrônico’, o peticionário esclarece que nem ele, tampouco a sua defesa, teve acesso a ‘procedimentos de investigação absolutamente sigilosos'”, dizem os advogados no documento.

“Destarte, não houve nenhum vazamento de informações consideradas sigilosas, o que torna desnecessário […] a determinação contida no r. despacho de 06.03.2018 [decisão de Barroso que determinou a apuração sobre vazamentos no inquérito]”, complementam os advogados.

Íntegra


Leia a íntegra do documento enviado pelos advogados de Temer ao ministro Luís Roberto Barroso:




Fonte: Blog do BG

'Tenho muitas dúvidas sobre a vitória do PSDB nas eleições', diz Maia à Eldorado

Quinta, 08 de Março de 2018 

por Karla Spotorno | Estadão Conteúdo
Foto: Lula Marques / Agência PT

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou em entrevista à Rádio Eldorado na manhã desta quarta-feira (7) que a rejeição da sociedade ao PSDB, de acordo com recentes pesquisas, prejudica a imagem do pré-candidato tucano à Presidência da República, Geraldo Alckmin (SP). "Ele é um bom governador. Mas a rejeição do PSDB é hoje maior que a do PT, e isso está contaminando a imagem dele do pré-candidato tucano", disse. O deputado do DEM lança nesta quinta-feira (8) a sua pré-candidatura à Presidência da República na convenção nacional do DEM em Brasília. Maia argumentou que o Brasil vive, hoje, o fim de um longo ciclo político de polarização entre dois partidos: o PT e o PSDB. Para ele, a população está cansada dessa polarização e vai procurar uma alternativa nessa eleição. E frisou: "Tenho muitas dúvidas sobre a vitória do PSDB nas eleições", disse. O deputado afirmou que os partidos de centro-direita não podem deixar espaço aberto para a oposição nesta eleição. "Se não conseguirmos uma alternativa, vamos entregar a eleição novamente para a oposição, seja o PT, o Ciro Gomes, que têm uma visão atrasada sobre a economia", afirmou. Ao ser questionado se poderá vir a ser o candidato que representa o governo nesta disputa eleitoral, Maia não respondeu diretamente mas afirmou que irá defender propostas relacionadas ao atual governo sempre que forem "convergentes" com o seu projeto. Disse que quer ser o candidato "de um projeto" e que vai "olhar para o futuro". "Um candidato que defende o atual governo estará defendendo o passado, não o futuro, (...) e terá poucas chances de vitória", disse, acrescentando que o governo vai ter dificuldade de "colocar um candidato nesse jogo" pela Presidência do Brasil. Para ele, a eventual candidatura do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ou a tentativa de reeleição de Michel Temer simbolizarão o "passado" recente, onde a população sofreu com a recessão e o desemprego. Maia afirmou que o sucesso da economia brasileira - retratado na melhora do mercado de trabalho, por exemplo - "ficou na conta" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto que a piora "ficou na conta do governo Temer". "Apesar de Brasil já estar crescendo, não existe uma sensação de melhora por parte da sociedade", afirmou. Na entrevista, Maia relativizou o resultado do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) nas pesquisas recentes de intenção de voto. Disse que admira Bolsonaro pela "compreensão que teve no uso da internet", algo que fez muito antes de outros políticos. "Mas nas pesquisas, vemos uma queda no nome do Bolsonaro. A candidatura dele no Norte e no Nordeste está perdendo densidade", disse. "Não há clareza que o nome de Bolsonaro já está cristalizado no eleitorado", acrescentou. Mais também criticou o alto comprometimento do orçamento federal com despesas correntes, sobretudo com benefícios previdenciários, e também os privilégios de corporações públicas e do setor privado, como as desonerações que não trazem resultados efetivos. Sobre o Rio de Janeiro, o deputado afirmou que a intervenção precisa dar resultado. Do contrário, a medida extrema do presidente Temer na segurança pública fluminense não irá reverter a atual avaliação do governo feita pela sociedade. Maia entende que o plano de recuperação fiscal no Estado está evoluindo adequadamente, mas precisa de "uma administração mais profissional", como "tem a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro".

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643