martins em pauta

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Venezuela manda prender apoiadores da captura de Maduro e reage a ação dos EUA

Segunda, 05 de janeiro de 2026

Foto: REUTERS

O governo da Venezuela determinou, nesta segunda-feira (5), a prisão de todos os envolvidos na promoção ou apoio à operação militar dos Estados Unidos que resultou na captura de Nicolás Maduro. O decreto, em vigor desde sábado (3), ordena que as forças de segurança iniciem imediatamente a busca e captura, em âmbito nacional, dos responsáveis pelo que Caracas classifica como um ataque armado estrangeiro.

Maduro foi preso por forças especiais norte-americanas na madrugada de sábado, em uma ação que provocou apagões em partes de Caracas e atingiu instalações militares. Levado para os Estados Unidos, ele deve comparecer ainda nesta segunda diante de um juiz federal em Nova York, onde também ocorre uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir a ofensiva americana. A esposa do ex-presidente, Cilia Flores, capturada na mesma operação, também deverá se apresentar à Justiça.

Os EUA acusam Maduro de liderar o chamado Cartel de los Soles, organização ligada ao narcotráfico internacional, classificada por Washington como grupo terrorista. Pesquisadores, no entanto, contestam essa versão e afirmam que o cartel não possui uma hierarquia formal, funcionando como uma rede criminosa com participação de militares e agentes políticos, embora reconheçam que Maduro teria sido um dos principais beneficiários desse sistema.

No cenário interno, as Forças Armadas venezuelanas reconheceram a vice-presidente Delcy Rodríguez como presidente interina. No domingo (4), ela enviou uma carta ao presidente Donald Trump pedindo diálogo, o fim das hostilidades e uma agenda de cooperação, afirmando que a Venezuela busca paz, soberania e a não ingerência externa em meio à maior crise política e militar do país nos últimos anos.

Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643