martins em pauta

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

URGENTE: Na "mira" de Trump, Petro se desespera e convoca reação popular na Colômbia

Terça, 06 de janeiro de 2026




A manifestação ocorreu por meio de uma publicação na rede social X, durante a madrugada desta segunda-feira, 5.

Segundo Petro, a melhor forma de protegê-lo diante de ameaças seria a atuação direta do povo em nível local.

“Tenho enorme fé no meu povo, e é por isso que lhes pedi que defendam o presidente contra qualquer ato ilegítimo de violência. A forma de me defenderem é tomar o poder em cada município do país. A ordem para as forças de segurança não é atirar contra o povo, mas sim contra os invasores”, escreveu o chefe do Executivo colombiano.

A declaração acontece um dia após Trump sugerir a possibilidade de uma ação militar contra a Colômbia, na esteira da operação conduzida pelos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura de Nicolás Maduro e de sua esposa, sob acusações relacionadas ao narcotráfico internacional. 

No domingo, 4, Trump afirmou que “a Colômbia também está muito doente, governada por um homem doente, que gosta de produzir cocaína e vendê-la para os Estados Unidos”.

Diante desse cenário, Petro se desesperou:

“Qualquer comandante das Forças Armadas que preferir a bandeira dos EUA à bandeira colombiana será imediatamente destituído da instituição por ordem de todos os soldados e por minha própria ordem”, declarou.
“E se prenderem o presidente, a quem grande parte do meu povo ama e respeita, libertarão a onça-pintada do povo”, escreveu.
“Não sou ilegítimo, nem traficante de drogas. Meu único bem é a casa da minha família, que ainda pago com meu salário. Meus extratos bancários são públicos. Ninguém conseguiu provar que gastei mais do que ganho. Não sou ganancioso”, afirmou.


Fonte: Jornal da Cidade Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643