Sábado, 15 de novembro de 2025
Foto: Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (14) uma ordem executiva reduzindo tarifas de importação sobre carne bovina, tomates, café, bananas e outros produtos agrícolas. A medida vale retroativamente a partir de quinta-feira (13), o que significa que importadores poderão até receber reembolso do que já havia sido cobrado.
Segundo Trump, a decisão foi tomada após avaliar informações de autoridades do comércio, o andamento das negociações internacionais e a capacidade atual de produção interna dos EUA. Na prática, o governo norte-americano admite que precisa desses produtos — e que o tarifaço acabou prejudicando o mercado interno.
Para o Brasil, a notícia é especialmente importante no setor de café, um dos produtos agrícolas mais fortes do país. Em 2024, as exportações brasileiras para os EUA somaram US$ 1,96 bilhão, mas desde que as tarifas foram aplicadas em agosto, as vendas despencaram. Segundo o Cecafé, só em outubro a queda foi de 54,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
A reversão das tarifas deve aliviar produtores e exportadores, num momento em que o agro brasileiro — especialmente o nordestino — sente os efeitos das barreiras comerciais impostas por outros países. A expectativa agora é de retomada gradual das exportações, inclusive para o café potiguar, que sofre impacto indireto com o recuo no mercado global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário