martins em pauta

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Vereador preso assume a Prefeitura de cidade no interior do Maranhão

 Terça, 30 de dezembro de 2025



Com isso, a administração municipal passou a ser conduzida interinamente pelo vereador José Luís Araújo Diniz, conhecido politicamente como “Pelego”.

Presidente da Câmara Municipal, Pelego assumiu a chefia do Executivo mesmo cumprindo prisão domiciliar. Ele é alvo de investigação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), que apura suspeitas de corrupção envolvendo agentes públicos do município.

A oficialização da posse ocorreu por meio de uma portaria publicada na sexta-feira, 26. A mudança também provocou reflexos no Legislativo local. 

Com a saída temporária de Pelego da presidência da Câmara, a vice-presidente da Casa, vereadora Inailce Nogueira Lopes, passou a responder interinamente pelo comando do Parlamento municipal. Assim como ele, ela também está em prisão domiciliar.

Situação gera questionamentos jurídicos e políticos

José Luís Araújo Diniz integra o grupo de cinco vereadores de Turilândia que tiveram a prisão convertida em domiciliar por decisão judicial. Eles estão autorizados a deixar suas residências apenas para participar de sessões previamente agendadas da Câmara. Qualquer deslocamento fora dessas condições pode resultar em transferência imediata para o sistema prisional.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643