Domingo, 23 de novembro de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (23), em Joanesburgo, na África do Sul, que gostaria de falar com Donald Trump sobre a presença militar dos Estados Unidos no mar do Caribe.
“Me preocupa muito o aparato militar que os EUA colocou no mar do Caribe e eu pretendo conversar com o presidente Trump sobre isso”, disse Lula ao ser questionado sobre as investidas do governo norte-americano na região e um possível conflito contra a Venezuela.
O presidente também disse estar preocupado porque a América do Sul é considerada “uma zona de paz”. “Não temos armas nucleares, bomba atômica, não temos nada.”
“Acho que não tem nenhum sentido ter uma guerra. Não vamos repetir o erro que aconteceu na guerra da Rússia contra a Ucrânia. Para começar, basta dar um tipo; para terminar; não se sabe quando. É importante que a gente tente encontrar uma solução antes de começar.”
Lula ainda afirmou que o Brasil tem responsabilidade na América do Sul e acrescentou que o país “faz fronteira com a Venezuela, e não é pouca coisa”.
O presidente deu a declaração durante entrevista à imprensa em Joanesburgo. Ele foi ao país para participar da 20ª edição da Cúpula de chefes de Estado e governo do G20, que terminou neste domingo.
g1
Opinião dos leitores
Mau caráter, esse verme
O que importa é que o condenado está preso na PF em Brasília.
Lula fala em zona de paz e não se refere às ditaduras da América do Sul, inclusive a do Brasil.
Lula, você precisa se preocupar com os nossos problemas. A Venezuela que resolva os dela.
Se pega um pega o outro, Carvajal tá lá…bandido defende bandido
Foro de São Paulo.
Organização criminosa comunista internacional.
Implantar o comunismo na América Latina.
Criado por Lula, Fidel Castro e Ortega
A ditadura venezuelana é fruto do Foro de São Paulo.
Lula e Msduro tem os mesmos objetivos.
Ditaduras comunistas.
Lula, vc precisa se preocupar com os nossos problemas. A Venezuela que resolva o dela.