martins em pauta

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

URGENTE: Ataque fulminante de Israel elimina lideranças do Hamas

Quarta, 10 de setembro de 2025


Líderes do Hamas usam a cidade  do país árabe há anos como quartel-general fora de Gaza.

A ofensiva, confirmada pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) e pelo serviço de inteligência Shin Bet, teve como alvo dirigentes do grupo que, segundo o Exército, “são diretamente responsáveis pelo massacre de 7 de outubro e pela condução da guerra contra o Estado de Israel”.

Em comunicado oficial, os militares destacaram que o ataque foi planejado com “precisão” para reduzir danos colaterais e utilizou armamentos guiados por inteligência.

“Os membros da liderança que foram atingidos lideraram as atividades terroristas por anos”, declararam as FDI. Segundo fontes israelenses citadas pela imprensa local, Khalid Meshal, histórico dirigente do Hamas e sobrevivente de uma tentativa de eliminação em 1997 na Jordânia, estava entre os presentes no local alvo da ofensiva desta terça.

A emissora de televisão Al Jazeera, do Catar, - citando uma fonte de alto escalão do Hamas - pontuou que o ataque israelense teve como alvo uma delegação negociadora do grupo terrorista palestino enquanto estava reunida para discutir a proposta de cessar-fogo dos Estados Unidos para a Faixa de Gaza - o que pode explicar a presença de Khalid Meshal, bem como o nome da operação.

Fontes do governo dos Estados Unidos revelaram ao Channel 12 que o presidente Donald Trump deu sinal verde para a operação. A Casa Branca ainda não comentou o assunto.

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o ataque desta terça foi exclusivamente uma operação israelense.

"A ação de hoje contra os principais chefes terroristas do Hamas foi uma operação totalmente independente de Israel. Israel a iniciou, Israel a conduziu e Israel assume total responsabilidade", afirmou ele.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643