Quarta, 10 de setembro de 2025
A ira do povo se voltou contra as autoridades do Nepal, país asiático com cerca de 30 milhões de habitantes, localizado entre a Índia e o Tibete.
A capital do Nepal, Katmandu, está em chamas nesta terça-feira (9) após uma onda de protestos contra o governo ter se tornado um movimento generalizado, com manifestantes invadindo e ateando fogo no Parlamento, em casas de ministros e na Suprema Corte.
Os protestos causaram a renúncia do primeiro-ministro, KP Sharma Oli, que também teve sua casa destruída e incendiada.
A situação ficou insustentável após o choque com as 19 mortes nos protestos de segunda-feira, iniciados por insatisfação contra restrições às redes sociais impostas pelo governo. Mais de 100 ficaram feridos.
O estopim dos protestos foi o bloqueio de redes sociais no país pelo governo nepalês. Na segunda-feira, houve confronto entre manifestantes e a polícia após a multidão tentar invadir o Parlamento.
Nesta terça-feira os manifestantes protestaram também contra a violência policial do dia anterior e conseguiram invadir o complexo do Parlamento. Eles atearam fogo no prédio principal do Parlamento e também no prédio da Suprema Corte, e ambos estão em chamas.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário