Domingo, 10 de agosto de 2025
A ligação partiu de iniciativa do líder russo e abordou temas como o conflito entre Rússia e Ucrânia, a cooperação no BRICS e a relação bilateral entre os dois países.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula reiterou a posição brasileira em defesa do diálogo e de uma solução pacífica para a guerra, destacando a disposição de seu governo em apoiar iniciativas que contribuam para o fim do conflito. Ele citou o “Grupo de Amigos da Paz”, lançado em 2023 em parceria com a China, que busca mediar negociações, embora até agora sem avanços concretos.
De acordo com a nota oficial, Putin apresentou a Lula informações sobre conversas em andamento com os Estados Unidos e os recentes esforços diplomáticos voltados à paz. O presidente russo agradeceu o empenho do Brasil no tema.
Além da questão ucraniana, os líderes discutiram o cenário político e econômico global e destacaram a cooperação no âmbito do BRICS. Putin parabenizou o Brasil pelo êxito da cúpula do bloco, realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro. Ambos reforçaram a intenção de organizar, ainda este ano, a próxima reunião da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia, com foco no fortalecimento das relações bilaterais.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário