martins em pauta

terça-feira, 6 de maio de 2025

Representante enviado por Trump ao Brasil vai se reunir com ministros de Lula

 Terça, 06 de maio de 2025

David Gamble, chefe interino da Coordenação de Sanções do Departamento de Estado dos EUA na gestão Trump, desembarca em Brasília nesta semana para uma série de reuniões bilaterais com representantes do governo brasileiro e parlamentares. A visita do norte-americano tem como foco o combate a organizações criminosas transnacionais e os programas de sanções dos Estados Unidos relacionados ao tráfico de drogas e ao terrorismo.

Nos bastidores, porém, a informação é de que Gamble vai avaliar as possíveis sanções ao ministro Alexandre de Moraes.

Segundo apurado, Gamble manterá encontros com integrantes de ao menos dois ministérios do governo Lula: o Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Ricardo Lewandowski, e o Itamaraty.

Além das reuniões com o Executivo, o diplomata americano também se encontrará com senadores. Um dos encontros confirmados será com o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que também é policial civil de carreira. Segundo o parlamentar, a conversa será estritamente técnica e terá como pauta principal o combate a facções criminosas.

“Vamos tratar de combate a facções criminosas. Nada relacionado à política”, declarou Vieira.

A embaixada dos Estados Unidos confirmou a missão, destacando que Gamble lidera uma delegação especializada e que o foco é o fortalecimento da segurança internacional.

“Ele participará de uma série de reuniões bilaterais sobre organizações criminosas transnacionais e discutirá os programas de sanções dos EUA voltados ao combate ao terrorismo e ao tráfico de drogas”, diz o comunicado oficial.

A agenda de Gamble, no entanto, vai além dos representantes do governo federal. O assessor norte-americano também deverá se reunir com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e, possivelmente, com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação foi antecipada pela coluna do jornalista Paulo Cappelli, do Metrópoles, e reforçada por declaração recente do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que mencionou a visita de Gamble em contexto relacionado a supostas sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643