martins em pauta

terça-feira, 6 de maio de 2025

Terroristas atacam aeroporto, causam destruição e Israel promete retaliação "com sete vezes mais força"

Terça, 06 de maio de 2025

O governo de Israel anunciou que responderá com força multiplicada ao ataque realizado neste domingo (4) por rebeldes houthis do Iêmen contra o aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv. A ofensiva, que deixou seis feridos e causou danos próximos à pista do terminal internacional, é considerada o episódio mais grave envolvendo infraestrutura civil israelense desde o início da guerra contra o Hamas em Gaza.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu foi direto ao prometer que a retaliação será ampla e estratégica.

“Responderemos com sete vezes mais força”, afirmou em comunicado.

Ele ressaltou que Israel já agiu contra os houthis no passado e que, novamente, "haverá muitas explosões", sem especificar os alvos. Netanyahu ainda fez referência ao Irã, acusando o regime de Teerã de apoiar diretamente os ataques.

“Responderemos aos mestres terroristas iranianos no momento e local que escolhermos”, disse.

Em postagem na rede X (antigo Twitter), Netanyahu compartilhou uma mensagem do presidente norte-americano Donald Trump, reforçando que os ataques vêm do Irã. O gesto foi interpretado como uma tentativa de consolidar apoio internacional e responsabilizar diretamente o regime iraniano pelo atentado.

O projétil, descrito como um míssil balístico hipersônico pelos próprios houthis, abriu uma cratera de grandes proporções próximo ao Terminal 3, forçando a suspensão temporária de voos por companhias como Lufthansa, ITA Airways, Air France e Air India. A autoridade de aviação israelense confirmou que, apesar do impacto, o aeroporto Ben Gurion continua funcional e seguro.

Segundo o chefe de polícia da região central de Israel, Yair Hezroni, o míssil atingiu uma área a poucas centenas de metros da pista principal.

“Esta é a primeira vez que um míssil acerta diretamente o perímetro do aeroporto”, afirmou um porta-voz militar.

Imagens divulgadas pelas autoridades mostram a cratera e o aparato de segurança no local.

O ministro da Defesa, Israel Katz, ecoou o tom duro do primeiro-ministro:

“A quem nos atacar, responderemos com sete vezes mais força”.

A retórica vem em meio ao anúncio do Exército israelense sobre a convocação de dezenas de milhares de reservistas para intensificar a ofensiva contra o Hamas na Faixa de Gaza.

A Jihad Islâmica e o Hamas celebraram publicamente o ataque. Em contrapartida, os Estados Unidos e aliados ocidentais ainda avaliam os desdobramentos e as possíveis implicações regionais.

Passageiros que estavam no terminal relataram pânico e correria para abrigos após o impacto do míssil. Um jornalista da AFP descreveu a explosão como “muito intensa”, e vários voos precisaram ser redirecionados — entre eles, um da Air India que acabou pousando em Abu Dhabi.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643