martins em pauta

domingo, 4 de maio de 2025

‘Nenhum centímetro a menos’: cidades do RN e CE disputam 181 metros de território

Domingo, 04 de maio de 2025

Placa gerou controvérsia entre autoridades dos dois estados — Foto: Reprodução

Placa gerou controvérsia entre autoridades dos dois estados — Foto: Reprodução

Relatório de instituto cearense mostra, no ponto amarelo, onde estava a placa anterior, e em azul, onde deve ser instalada a nova — Foto: Reprodução

Relatório de instituto cearense mostra, no ponto amarelo, onde estava a placa anterior, e em azul, onde deve ser instalada a nova — Foto: Reprodução

A instalação de uma placa entre as cidades de Tibau, no Rio Grande do Norte, e Icapuí, no Ceará, acendeu uma disputa por 181 metros de território entre os dois municípios que ficam na divisa entre os dois estados. A placa foi instalada pelo estado do Ceará e retirada pelo município potiguar.

A disputa se intensificou no dia 24 de abril, quando a equipe do governo do Ceará instalou a nova placa na rodovia estadual CE 261, que havia passado por uma revitalização.

Segundo a prefeitura de Tibau, a placa avança em cerca de 181 metros o verdadeiro limite entre os municípios. Já o governo do Ceará afirmou que a instalação foi baseada em um relatório técnico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que apontou havia um desvio de 181 metros em relação à divisa reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A prefeitura de Tibau não aceitou a mudança e ordenou a retirada da placa. Em um decreto publicado na última sexta-feira (2), a prefeita Lidiane Marques autorizou a remoção imediata da placa, afirmando que a região sempre foi atendida pela administração municipal de Tibau, com serviços essenciais como saúde, educação e coleta de lixo.

Até a polícia foi acionada para acompanhar a remoção.

“Esse decreto, que estou assinando hoje, determina a retirada urgente dessa placa e reforça, que é o nosso compromisso com os moradores aqui da Nova Tibau. Que aqui é Tibau, sempre foi e sempre será, e a nossa resposta é clara: nenhum centímetro a menos.”

Já a prefeitura de Icapuí informou que o governo do Ceará vai mandar fazer novamente a marcacão da divisa.

g1-RN

Opinião dos leitores

  1. Tem que agir firme contra o CE nessa questão. Os piauienses estão recuperando território roubado pelo CE desde o tempo do império. Tem também a “Questão de Grossos”, fato histórico onde a gloriosa PM do RN garantiu a posse pelo RN de uma faixa de terreno potiguar também invadida pelo CE.

  2. Marminino, tô vendo há hora um conflito bélico. As tropas de Tibau, diga-se os Funileiro Navá o Exelço e Aeronática, estão a muito tempo treinando para defender o territôro de uma pussive invasão de Icapuí – É mió esses cearenço ficare na dele. Tem as armas nuclear pronta na praça de Tibau, num se mesta á besta que vocês se lasca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643