Terça, 15 de abril de 2025
O empresário Daniel Noboa foi reeleito presidente no segundo turno das eleições presidenciais, declarou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país na noite deste domingo.
No primeiro turno, em fevereiro, a diferença entre Noboa (44,17%) e González (44%) foi de apenas 0,17%, margem inédita na história recente do país. As últimas pesquisas apontavam um empate técnico entre os dois candidatos.
Com 90% das urnas apuradas, o mandatário de direita garantia 55,09% do total, contra 44,05% da ex-deputada esquerdista Luisa González, em vantagem bem maior do que apontaram as duas pesquisas de boca de urna autorizadas.
O voto no país é em papel, e a contagem ocorre nos próprios centros de votação. Assim que o pleito é encerrado, o CNE entra em sessão permanente de apuração, um processo que pode se estender até quarta-feira (23).
Noboa, formado em Harvard e herdeiro de um império bilionário do setor bananeiro, assumiu o cargo em 2023, após seu antecessor convocar eleições antecipadas em meio a um processo de impeachment. Ele entrou na política pela primeira vez há quatro anos, quando se candidatou a uma vaga no Congresso. Na corrida presidencial de 2023, passou das últimas posições nas pesquisas no primeiro turno para o segundo lugar após boa performance em um debate. Depois, derrotou a mesma González no segundo turno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário