martins em pauta

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

PT quer fim da federação com PCdoB e PV para 2026

Quinta, 31 de outubro de 2024

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante os encontros desta semana que deram início à “lavagem de roupa suja” sobre a eleição municipal, a maioria das lideranças do PT passou a defender o fim da federação do partido com o PCdoB e com o PV. Eles avaliam que esse tipo de aliança engessou a legenda nas discussões de formação de chapa para as prefeituras.

Numa federação, os partidos passam a funcionar como um só. Ou seja, precisam definir conjuntamente as chapas, o que dificulta a definição de chapas especialmente para prefeituras, governos estaduais, Senado e Presidência da República. Na avaliação do PT, a aliança formal criou imbróglios e obrigou a legenda a negociar com o PCdoB e o PV mesmo onde os petistas tinham uma viabilidade eleitoral maior.

A avaliação dos petistas é que, sem as amarras da federação, o PT conseguirá negociar mais facilmente alianças com partidos de centro, como o MDB de Baleia Rossi e o PSD de Gilberto Kassab. A federação foi formada em 2018 e segue válida obrigatoriamente até pouco antes da eleição de 2026.

O PT começou a discutir a renovação da sigla logo após o resultado aquém do esperado na eleição municipal. O partido elegeu apenas um prefeito de capital, Evandro Leitão (Fortaleza), e perdeu em nove das treze cidades onde disputou o segundo turno.

Paulo Cappelli – Mertópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643