martins em pauta

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Lula defende empréstimos a países que deram calote de R$ 5,2 bi no Brasil

Segunda, 17 de Outubro de 2022

Foto: Miguel Schinchariol 

O ex-presidente Lula tem defendido financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para outros países, feitos em larga escala durante seu governo e no de Dilma Rousseff. A mais recente defesa desse tipo de empréstimo foi feita no mês passado, no programa do apresentador Ratinho, que questionou o fato de países como a Venezuela não pagarem o que pegaram emprestado no Brasil. “Todo mundo paga, você pode ter dificuldade aqui ou ali, mas todo mundo paga”, afirmou Lula.

Apesar da afirmação do presidente de que “todo mundo paga”, os números apresentados pelo BNDES mostram que o calote de três países contemplados com empréstimos do Brasil já somam 5,2 bilhões de reais. A Venezuela deixou de pagar dívidas de 3,45 bilhões de reais, Moçambique não quitou 641 milhões de reais e Cuba deu um calote de 1,12 bilhão de reais. O calote deverá ser ainda maior, pois há outros 3,19 bilhões de reais vencendo, sem a perspectiva desses países conseguirem honrar suas dívidas.

Oficialmente, o nome desses empréstimos é “programa de financiamento à exportação de serviços de engenharia”. As empresas brasileiras que tiveram acesso a tais financiamentos facilitados para obras no exterior foram Odebrecht, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Camargo Correa e OAS, as mesmas que tombaram na Operação Lava-Jato por pagarem propinas milionárias ao PT, em troca de contratos na Petrobras. Quem fica com a dívida do empréstimo é o país estrangeiro, responsável por fazer o pagamento.

O BNDES já emprestou 55 bilhões de reais entre 1998 e 2017, mas 88% desse valor foi liberado entre 2007 e 2015, nas gestões Lula e Dilma, que se apoderaram do dinheiro público para beneficiar ditaduras amigas do petismo.

Entre as obras feitas com dinheiro brasileiro em Cuba está o moderno Porto de Mariel, que custou 4,2 bilhões de reais. Cuba apresentou como garantia papéis da indústria local de tabaco. Ou seja, o pagamento vai depender da fabricação de charutos. A Venezuela de Hugo Chávez ganhou obras como a ampliação do Metrô de Caracas e a construção de um estaleiro. Moçambique contraiu dois empréstimos do BNDES, para a construção do pouco movimentado Aeroporto de Nacala e a Barragem de Moamba Major.

Os contratos começaram a ser assinados em abril de 2011, no início do governo Dilma, mas com as bênçãos do ex-presidente Lula. Para os críticos, este dinheiro que abastece ditaduras amigas do petismo poderia financiar grandes obras no Brasil, um país carente em infraestrutura.

Veja

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Normal pra LULADRAO, os bandidos sempre podem voltar ao local do crime, e tudo bem. Quem apoia bandido, é outro bandido também.

    1. Quer dizer que Moro voltou à cena do crime ao se juntar ao ladrão das rachadinhas? LULA13

  2. Enquanto isso, o pobre na sua época se tiver com o nome sujo não entrava nem na agência. Esse Luiz além de ladrão é mentiroso e continua a defender ditaduras. Acorda meu povo, pra depois não reclamar que não foram avisados.

    1. Deus me livre de votar em quem diz ‘pintou clima com meninas bonitinhas de 13 ou 14 anos’ e ainda pede pra entrar na casa delas.

    2. Fez isso porque o dinheiro dos trabalhadores de um país que a grande maioria são miseráveis e analfabeto, logo não tem o mínimo de percepção do que lhe pertence, muito menos requerem seus direitos, pra eles tanto faz, acham que tem que viver de migalhas, necessidade, miséria e sofrimento, vida boa só pra lula, empresários beneficiados por corrupção, luzinha e os aliados petralhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643