martins em pauta

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Depoimento de Pazuello provoca pressão e convocação de governador e quebras de sigilo ameaçam unidade do G7 da CPI

Sexta, 21 de Maio de 2021

O depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello aumentou a pressão para que a CPI da Pandemia convoque o governador do Amazonas, Wilson Lima. Senadores do chamado G7, que reúne oposicionistas e independentes, passaram a admitir nos bastidores que a convocação não está descartada.

Esse debate interno no grupo de senadores que formam maioria na CPI foi um dos temas do episódio desta sexta-feira (21) do podcast Horário de Brasília. Até pouco tempo atrás, integrantes do G7 eram refratários a abrir a possibilidade de levar governadores para não expor aliados e manter o foco nas ações de Jair Bolsonaro.

Pazuello, porém, transferiu ao estado do Amazonas a responsabilidade pela crise de abastecimento de oxigênio que se abateu sobre Manaus em janeiro deste ano. A avaliação de parte do G7 é que, como o Amazonas está no objeto da CPI, pode haver espaço para chamar Wilson Lima e barrar a convocação de outros governadores. O argumento é que, conforme a CPI avança, ignorar o chefe do governo do Amazonas pode se tornar insustentável. A estratégia é arriscada, insistem outros integrantes do G7 que têm debatido a questão.

O grupo tenta ainda aparar arestas sobre como encaminhar os pedidos de quebra de sigilo. O debate sobre o tema ameaça expor na comissão um racha já presente nas reuniões do G7. Membros do grupo rechaçam, por exemplo, quebrar o sigilo do vereador Carlos Bolsonaro, enquanto parte entende ser essencial avançar sobre o filho do presidente.

Wilson Lima, por sua vez, quer evitar a todo custo parar no palco da CPI. A interlocutores, avalia que ninguém que ocupe cargo no Executivo vai se beneficiar comparecendo à comissão neste momento.

Ele sabe, porém, que sua gestão estará sobre escrutínio em breve. E determinou que sua equipe se prepare. A ideia é que o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, que já foi convocado à CPI, possa fazer a defesa das ações do estado, expondo documentos e troca de correspondências com o Exército, Ministério da Saúde e com a White Martins, principal fornecedora de oxigênio.

Mas o plano é evitar entrar em rota de colisão com o governo Jair Bolsonaro. A justificativa que será apresentada passa pelo surgimento da nova cepa, que tornou difícil prever o aumento da demanda por oxigênio, e a demora da fornecedora de cilindros em alertar o governo do estado.

CNN Brasil

 

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Tem é que chamar todos os Governadores do Nordeste que receberam verba Federal para o combate á Pandemia,os Governadores Têm que prestar contas dos Bilhões que receberam,Próximo ano tem eleição,o Povo está de Olho nesses Governadores !!!!

  2. Essa imundice de transformar um evento de saúde mundial em política rasteira, está se engolfando nos objetivos sórdidos dessa bandalha suja, a lavagem de roupa dos grupelhos está mostrando a verdadeira face dos interesses dessa turma. Acredito que tudo tem de ser investigado e os responsáveis punidos, mais atirar em uma só direção é política barata e maquiavélica, muitos tem culpa no cartório, basta ver as notícias da mídia, todos devem ser investigados, quem for podre que se torne, o Brasil tem que mudar.

  3. É só o governador do Amazonas dizer o mesmo que o Pezadello: Que a cloroquina é usada também em países que o governo do inepto usa como referência na medicina: Cuba, Coréia do Norte, China e Venezuela! Aí todos ficarão tranquilos de seguir a medicina de países tão avançados e “democráticos” ! KKKKKKK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643