martins em pauta

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Documentos apontam que Gabriel Monteiro não desertou

Quinta, 06 de Agosto de 2020

Policial apresentou atestados que indicariam seu afastamento com conhecimento da corporação.


Expulso da Polícia Militar sob a acusação de ter desertado – ou abandonado – sua função, o soldado Gabriel Monteiro apresentou documentos que indicariam a inocência dele do crime de deserção previsto no artigo 187 do Código Penal Militar.

Em resposta à acusação de que teria faltado ao serviço no dia 22 de julho e ficado até o dia 31 do mesmo mês sem dar satisfação, o policial trouxe dois atestados de perícia, assinados por médicos da própria PM. O primeiro deles, do dia 23 de julho, é de autoria do capitão médico Marcelo Borges, e afasta o policial por um dia, a contar do dia 22, o mesmo que é apontado pela corporação como ausência não justificada.

Atestado do PM Gabriel Monteiro do dia 23 de julho Foto: Reprodução


Já o segundo atestado é do dia 29 de julho, assinado pelo tenente-coronel médico Luiz André, e afasta Gabriel de suas funções por três dias, a contar do dia 28, o que resulta, justamente, em um retorno no dia 31 de julho, dia apontado pela PM como aquele em que o soldado informou sobre seu paradeiro.
Atestado do PM Gabriel Monteiro do dia 29 de julho Foto: Reprodução


Ao Pleno.News, Monteiro confirmou que foi liberado do trabalho nos dias em que foi acusado de deserção e disse que não faltou nenhum dia ao serviço. Ele também corroborou a informação de que a perícia que o afastou de sua função foi feita pela própria polícia.

– Estava liberado do serviço, fui no batalhão 3 vezes, não faltei nenhum dia, a própria polícia fez perícia em mim. Não tem nenhum erro meu. Eles sabem que vou reverter no judiciário – disse.

Gabriel também apontou que a medida pode ter sido motivada por uma perseguição contra ele, após o soldado fazer uma denúncia contra o comandante do 34° Batalhão de Polícia Militar (BPM), que teria deixado o serviço antes do fim do horário de expediente.

– Se o soldado, o cabo, o sargento, ficam após o expediente, uma, duas, três horas. Aí chega um poderoso e vai embora antes do horário programado, tá errado. Se um praça não pode, um oficial também não pode – denunciou.

A decisão de expulsar Gabriel foi publicada no Boletim da PM da última terça-feira (4). Gabriel era lotado no 34º BPM (Magé) e foi acusado de faltar o serviço para o qual foi escalado no dia 22 de julho deste ano. A corporação afirmou que youtuber permaneceu até o dia 31 sem dar qualquer satisfação sobre seu paradeiro, o que configuraria o crime de deserção, previsto no artigo 187 do Código Penal Militar.

Fonte: Sobral 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643