martins em pauta

sábado, 25 de abril de 2020

Psicólogo explica o que leva pessoas a negar situações como a pandemia do novo coronavírus

Sábado, 25 de Abril de 2020

ASSISTA AQUI

A imprevisibilidade da natureza e o adoecimento do corpo são dois fatores que, segundo o psicólogo Pedro Gabriel, podem levar algumas pessoas a negarem situações como a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o profissional, angústia e sofrimento provocam resistência psicológica à doença e devem ser tratados com terapia para entender a gravidade do problema.

“Nessa questão [da pandemia], se trata de um mecanismo de defesa, tal como Freud descreveu. Ou seja, o indivíduo pode se ver numa situação excessivamente dolorosa, perigosa, inóspita. Diante da dificuldade, ele distorce [a realidade] para torná-la um pouco aceitável”, explicou.

Segundo Pedro Gabriel, de alguma maneira, todas as pessoas distorcem um pouco o que estão vendo no entorno.

“A nossa realidade é construída apenas em parte com os estímulos que vem de fora. Muito do que a gente consegue enxergar da vida é fruto das nossas histórias passadas, da nossa estrutura psicológica. Não existe a realidade objetiva que se impõe e obriga as pessoas a enxergarem as mesmas coisas sempre”, disse o psicólogo.

O risco da negação da realidade é a exposição da própria saúde e a das pessoas próximas à doença. De acordo com o psicólogo, se trata de um sofrimento silencioso, ainda que não seja identificado pela pessoa que se encontra nessa situação.

“É um convite ao desespero que precisamos recusar e identificar em nós a importância de perceber que o medo não é um bom conselheiro”, afirmou o psicólogo Pedro Gabriel.

De acordo com o profissional, a alternativa para buscar a consciência do problema é procurar uma ajuda especializada, como sessões de terapia ou análise. “Falar sobre o sofrimento é sempre libertador. Falar do que não somos capaz de entender”, disse.

Com informações do G1 -PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643