martins em pauta

sábado, 28 de novembro de 2020

Site do TSE passa por manutenção preventiva neste sábado para garantir pleno funcionamento no dia de votação do 2º turno

 

Sábado, 28 de Novembro de 2020

Foto: Sérgio Lima/Poder360 – 25.set.2020

O site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) passará por uma manutenção neste sábado (28.nov.2020) e alguns serviços ficaram instáveis, informou a Corte Eleitoral.

Segundo o TSE, essa é uma “manutenção preventiva para garantir o pleno funcionamento no dia de votação do 2º turno”, que será realizado neste domingo (29.nov.2020) em 57 municípios do país. Os serviços como consulta ao local de votação e emissão de certidões poderão ficar instáveis de 16h30 às 19h30 neste sábado (28.nov). O órgão diz que logo depois da manutenção os serviços serão estabilizados e funcionarão normalmente.

No 1º turno das eleições municipais, realizado em 15 de novembro, houve atraso na divulgação dos dados apurados da votação. Segundo o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, a lentidão do sistema ocorreu porque houve um problema em “um dos núcleos de computadores do supercomputador que processa a totalização”.

“O problema que ocorreu deu-se exclusivamente aqui no Tribunal Superior Eleitoral, 1 problema técnico de hardware”, disse em 15 de novembro.

A a pane enfrentada pelo TSE durante a apuração dos votos é creditada, em parte, à Oracle. A empresa de processamento de dados norte-americana foi contratada pela Justiça Eleitoral para fornecer infraestrutura necessária para a contagem de votos. Quando o equipamento falhou, a empresa não forneceu o suporte imediato para resolver o problema.

Apesar do atraso na divulgação, o ministro negou que o problema tenha afetado o resultado das eleições ou ainda tenha sido consequência de fraudes.

“A ideia de que a demora possa trazer algum tipo de consequência para o resultado não faz nenhum sentido”, disse. “No final do dia da votação, a urna imprime o resultado. Ponto. Não há como fraudar”, argumentou.

No dia, o magistrado também reforçou que as urnas não são conectadas à internet e que não há relação com a tentativa de ataque hacker à instituição no dia do 1º turno. Neste sábado (28.nov), a Polícia Federal prendeu, em Portugal, 1 hacker suspeito de invadir sistemas digitais do TSE.

Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643