martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

domingo, 13 de setembro de 2020

Governo federal confirma ajuda para conter queimadas no Pantanal

Domingo, 13 de Setembro de 2020

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, confirmou a ajuda do governo federal ao combate de focos de incêndio na região do Pantanal. O anúncio foi feito no sábado (12) em mensagem publicada no Twitter.

Segundo Marinho, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, estará neste domingo (13), às 15h, na região do Pantanal. A cidade ou local não foi especificado, mas é esperado que Alves visite áreas queimadas.

Marinho também informou que a situação já é monitorada através da Defesa Civil Nacional. Desde o dia 2 de setembro, segundo ele, recursos federais estão sendo liberados para combate ao fogo no Pantanal. “A orientação é não faltar meios para debelar o fogo que ameaça o Pantanal”, afirmou Marinho.

A região atualmente conta com 80 viaturas e 600 brigadistas do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, concedeu uma entrevista ao deputado Eduardo Bolsonaro no YouTube ontem e reconheceu que há muito fogo no Pantanal, mas atribuiu o descontrole a “questões ideológicas”.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indicam que entre janeiro e agosto deste ano foram registrados 10.153 focos de incêndio no Pantanal — número superior ao total registrado entre 2014 e 2019 (10.048).

A fumaça, o calor e a baixa umidade exigem que a população redobre os cuidados com a saúde. Especialistas recomendam que as pessoas bebam bastante água, deem preferência a alimentos saudáveis, pouco gordurosos, lavem narinas e olhos com soro fisiológico, utilizem umidificadores se necessário e evitem atividades físicas durante as horas mais quentes do dia.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055