Sábado, 19 de Setembro de 2020

Foto: Juliana Dama/G1
No Brasil para uma visita à capital de Roraima, Boa Vista, o secretário do governo norte-americano, Mike Pompeo, fez críticas ao presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, e afirmou: "Vamos tirá-lo de lá". O secretário esteve em companhia do ministro brasileiro de relações Exteriores, Ernesto Araújo.
De acordo com o G1, Pompeo afirmou que os Estados Unidos querem "representar as pessoas da Venezuela" e que a missão do país é "assegurar que a Venezuela tenha uma democracia". "Não devemos esquecer que ele está destruindo seu próprio país e também é um traficante de drogas. Está impactando na vida dos EUA. Mas vamos tirá-lo de lá."
A embaixada americana no Brasil afirmou que o encontro tinha como objetivo discutir a imigração venezuelana no país.
O secretário também irá se encontrar com o presidente Ivan Duque, em Bogotá. Com o encontro ele terá visitado todos os países que fazem fronteira com a Venezuela.
A passagem de Pompeo fez parte de uma agenda com encontros de líderes da América Latina.
A visita do secretário foi criticada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Ele afirmou que o comportamento não "condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia".
"Como Presidente da Câmara dos Deputados, vejo-me na obrigação de reiterar o disposto no Artigo 4º da Constituição Federal, em que são listados os princípios pelos quais o Brasil deve orientar suas relações internacionais", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário