Quinta, 16 de Abril de 2020

Foto: Divulgação
Para os países que relaxaram as medidas de restrição impostas para combater o coronavírus, a Organização Mundial da Saúde recomenda que esperem duas semanas para analisar os impactos da decisão antes de aplicar novas regras. Na visão do órgão, o mundo está em um "momento crucial" da pandemia.
Alguns dos países mais atingidos pelo vírus começam a considerar a suspensão dos bloqueios para retomar a normalidade aos poucos. No entanto, o alerta da OMS para que isso seja feito de forma gradual se baseia no fato de que "o risco de reintrodução e ressurgimento da doença continuará".
"Idealmente, haveria um mínimo de duas semanas - período de incubação da Covid-19 - entre cada fase de transição, para permitir tempo suficiente para entender o risco de novos surtos e responder adequadamente", afirma a entidade.
De acordo com informações do jornal O Globo, o parecer da OMS foi emitido no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, critiou a resposta oficial da entidade à pandemia. Na terça-feira (14), Trump afirmou que vai suspender o financiamento ao órgão máximo da Saúde. Os Estados Unidos eram o maior doador da OMS.
Entre os países que começara a relaxar as medidas, está a China, origem do surto. A província de Hubei, epicentro inicial da doença, já teve algumas das restrições suspensas.
Na Europa, a Espanha autorizou algumas empresas de construção e de manufaturados a retomarem o trabalho normal. A Dinamarca, por sua vez, vai reabrir creches e escolas para crianças da primeira à quinta série ainda nesta quarta (15).
Nenhum comentário:
Postar um comentário