martins em pauta

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Testagens mostram aumento dos casos de Covid-19 no RN, e secretário fala em “números preocupantes”

Sexta, 17 de Abril de 2020

Foto: Ilustrativa

O secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, divulgou na manhã desta sexta-feira, 17, os mais recentes números sobre a pandemia do novo Coronavírus no RN. “Os números são preocupantes e exigem de toda a sociedade o isolamento social, ficar em casa para evitar que progressão se mantenha”, afirmou Cipriano, ao anunciar os casos registrados: 125 leitos hospitalares estão ocupados hoje nas redes pública e privada. Os casos confirmados são 463 e houve 23 óbitos em 10 municípios. Doze óbitos estão em investigação pelo Laboratório Central do Estado e pelo Instituto de Medicina Tropical da UFRN.

“Nossas testagens mostram aumento exponencial do número de casos. Isso leva à necessidade de manter a vigilância e medidas de controle. Verificamos que o índice de isolamento caiu nos últimos dias no RN. Não podemos relaxar, a população deve contribuir ficando em casa e mantendo distanciamento quando sai para atividades essenciais. É preciso também proteger grupos mais vulneráveis, idosos e pessoas com doenças pré-existentes. Tudo isso é extremamente necessário para reduzir o contágio e evitarmos chegar ao esgotamento da capacidade de atendimento dos hospitais públicos”, argumentou o secretário de Saúde.

Nesta quinta-feira, 16, o Governo do RN iniciou a distribuição aos municípios dos testes rápidos, importantes para aferir o comportamento da pandemia e orientar a tomada de decisões para a assistência de saúde. O estado praticamente não tem teste em fila de espera.

Cipriano Maia informou também que no Rio Grande do Norte a administração estadual vai manter o isolamento social para distender a curva da pandemia e para que não ameace o sistema de saúde como já está ocorrendo em outros estados do Brasil.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Antonio Turci
    Uma vez que nossos informativos viraram obituário, sugiro que além das mortes pelo vírus chinês , os falecimentos pelas demais causas também sejam mostradas. Assim seria mais fácil o entendimento e extensão da crise.
  2. Ivan
    Previa 11.000, se diz preocupado com 23… estranho…Afinal, esse número bem abaixo do esperado não é motivo de alívio??? "Os números são preocupantes"???????? Õxe
  3. Edmundo
    Poxa, o titulo do post fala de "NÚMEROS PREOCUPANTES", só que alguém esqueceu de mostrar esses números pois o que esta divulgado aqui é o que todos já sabemos 463 casos com recuperação de 65% e 23 óbitos. Caso alguém saiba de algo preocupante posta aqui!!
  4. Gerald
    Quê o 11.000 óbitos não se confirmem como o Sr. Falou, nos lembraremos do terrorismo, medo e pânico, divulgado por sua fala dias atrás.
    • Pedro Henrique
      Ciência. A ciencia previu essas mortes caso o isolamento não fosse cumprido. Vc soube da Itália? Como o isolamento está parcialmente sendo cumprindo, as mortes nao estão acontecendo.
    • Edmundo
      Pedro Henrique quando um profissional de saúde faz uma previa é com base no cenário atual, a quantidade de caso na Italia e a quantidade de óbitos a cada dia realmente pode-se fazer uma prévia, agora o RN com 463 casos, recuperação de 65% queria entender essa matemática.
    • Tarcísio Eimar
      Esse número de 11.000 não chega nem no acumulado do BR. Isso é um analfa de marca maior. Precisa de um estatístico ou um matemático na equipe pra avaliar melhor o panorama e fazer as projeções
  5. Flávio A
    Sinceramente depois da fala desse sujeito prevendo mais de 10.000 mortos até o dia 15 de maio no RN, não deveriam dar espaço nenhum na mídia para esse cavaleiro do apocalipse
  6. Manoel
    Se há mais testagem eh claro que vão aumentar os números de confirmados né?! Estou esperando o governo estadual ter um plano de reabertura reordenada das empresas. Ou a governadora quer que fiquemos em casa até 2022??
    • Francisco Alves
      A ideia da governadora é essa. Tudo parado até virar uma desgraça o RN para ela e sua trupe colocar a culpa em Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643