martins em pauta

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Cabral admite compra de votos para Rio sediar Olimpíada; Lula e Temer teriam conhecimento

Sexta, 05 de Julho de 2019

Foto: Reprodução / Polícia Federal

Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (MDB) admitiu em depoimento nesta quinta-feira (4) que intermediou a compra de votos para a capital fluminense receber os Jogos Olímpicos em 2016. Segundo o UOL, Cabral afirmou que os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Michel Temer (MDB) tinham conhecimento da operação. 

Segundo o depoimento concedido ao juiz Marcelo Bretas, Cabral revelou que nove dos 95 membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) foram comprados US$ 2 milhões (cerca R$ 7,58 mi). Entre eles se destaca o nome do Alexander Popov, ex-nadador russo quatro vezes campeão olímpico.

O depósito teria sido feito em 2008, no exterior, pelo empresário Arthur Soares, o Rei Arthur, ao ex-presidente Associação Internacional de Federações de Atletismo, Lamine Diack, que distribuía a propina aos comprados - ele também está envolvido no caso de encobrimento de doping de atletas russos (leia mais aqui). Cabral e Soares, inclusive, são réus no processo oriundo da Operação Unfair Play, desdobramento da Lava Jato no Rio. O empresário está foragido.

De acordo com Cabral, além de Lula e Temer, o ex-prefeito carioca, Eduardo Paes (DEM), também tinha conhecimento do processo ilícito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643