martins em pauta

sábado, 20 de abril de 2019

Bolsonaro tem ‘simpatia inicial’ por privatização da Petrobras



O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que tem “simpatia inicial” pela ideia de privatização da Petrobras. A fala foi feita quando o presidente foi convidado a comentar a declaração dada na quarta-feira, 17, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de que Bolsonaro havia “levantado a sobrancelha” quando foi aventada a ideia de privatizar a estatal.

Durante a campanha, Bolsonaro admitiu a possibilidade de privatizar a petroleira, embora tenha dito que pessoalmente era contra ideia. “Eu entendo que a Petrobras é estratégia. Por isso eu não gostaria de privatizá-la, esse é o sentimento meu. Então é o recado que eu dou para o pessoal da Petrobras: vamos ajudar a buscar uma solução”, afirmou. “Se não tiver solução, tem que privatizar”.

Guedes tocou no assunto enquanto comentava sobre o episódio da interferência no reajuste do preço do diesel, em entrevista à GloboNews. “Essa crise do diesel não mostra que o melhor caminho seria privatizar a Petrobras?”, perguntou o jornalista da emissora, ao que Guedes rebateu: “Olha, você acabou de dizer um negócio que o presidente levantou a sobrancelha”.

Cobrado por explicações sobre esse comentário, Guedes desconversou. “Ué, se o preço do petróleo sobe no mundo inteiro e não tem nenhum caminhoneiro parando no Trump, não tem nenhum caminhoneiro parando na Merkel, não tem nenhum caminhoneiro na porta do Macron, será que tem um problema aqui?”.

Pressionado novamente a detalhar esse “levantar de sobrancelha” de Bolsonaro, Guedes disse que o presidente lhe enviou mensagens comparando o número de companhias petroleiras no Brasil e em outros países. “Brasil: veio uma bandeirinha só da Petrobras. Acho que ele quis dizer alguma coisa com aquilo ali”.

Questionado mais uma vez se Bolsonaro estaria mais próximo de “concordar” com a privatização da Petrobras, Guedes declarou: “Não, acho que isso seria um salto muito grande. Mas tem uma estatal particularmente que outro dia nós estávamos conversando e ele disse ‘PG, você está certo’”. O ministro se negou a dizer qual seria a empresa pública mencionada na conversa.

“Na minha interpretação, está ficando muito claro para o brasileiro e para o mundo o seguinte: tem cinco bancos, tem seis empreiteiras, tem uma produtora de petróleo e refinaria, tem três distribuidoras de gás e tem 200 milhões de patos”, declarou Guedes.

Na edição de ontem, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que horas antes do anúncio oficial do aumento do preço do diesel, Guedes discutiu privatização da Petrobras e de outras estatais no grupo de WhatsApp “Equipe Econômica”. Na conversa fotografada pelo Estado, o presidente do BB, Rubem Novaes, defendeu a privatização irrestrita. “Se a Petrobras fosse privada, em um ambiente de competição, toda essa celeuma em torno do preço do diesel não aconteceria”, afirmou. Ele completa com a frase atribuída ao economista Aba Lerner: “Uma transação no mercado é um problema político resolvido”.

Novaes disse que encaminhou a mesma mensagem a Bolsonaro. “Ele precisa perceber que a vida dele seria bem melhor se privatizasse tudo em um ambiente competitivo”. O presidente do BB foi além e incluiu o próprio banco que administra na conversa. “Vale também para o BB, obviamente, pois é constante a choradeira nos ouvidos do presidente por questões relacionadas ao banco”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Estadão Conteúdo
OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Vanessa
    Muito bom apoio demais!
    Para mim empresa pública é cabide para marajas e corruptos, salários inconfidentes com a realidade privada e cheio de regalias, como 14º salário, auxílio educacao ate 21anos, auxílio remédios, etc a Petrobras é uma mae!
  2. Marcelo
    Privatizar o banco do Brasil e Caixa Econômica, pode até aumentar a competitividade, mas, lembrem-se da dimensão de nosso país, a caixa econômica, tem até banco flutuante, no Amazonas, para atender as longínqua Cidades, quanto a Petrobras, o monopólio acabou faz tempo, só no Rio Grande do Norte, temos várias pequenas Empresas, Sonangol,Phoenix,Petrogal, Partex,Petrosinergy.
    Os campos do pré sal, que por sua vez, foi descoberto com investimento de risco pela Petrobras, (caso não tivesse petróleo, quem teria ficado com o prejuízo, era a Petrobras), tem leilões abertos, porque será que as grandes Empresas de Petróleo não entram? Será que é porque a Petrobras sempre serviu para segurar preço de combustível, para segurar a inflação , daí não tinha como uma empresa privada concorrer, deixem a Petrobras sem influência Política e cobrem resultados, mas, tomem cuidado para não privatizar, e ter que encarar novos Brumadinhos.
  3. Casão
    Parabéns, tem que desalojar os ratos de dentro, todos, pesando várias arrobas devido a ração petralha. Assim um roubava e o outro fazia a cobertura. Enquanto o povo sobrevivia com migalhas. Privatiza já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643