martins em pauta

sábado, 30 de março de 2019

Ministério da Saúde envia insumos e medicamentos a Moçambique

Sábado, 29 de Março de 2019 

Foto: João Beirão / MSF

O governo brasileiro decidiu enviar medicamentos e insumos estratégicos para Moçambique, país atingido por um ciclone que deixou mais de 700 mortos. Nesta sexta-feira (29), dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) partem do Rio de Janeiro para o país africano.

Serão enviados seis kits de medicamentos e insumos, totalizando 870 kg, fornecidos pelo Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, a quantidade é suficiente para atender até 3 mil pessoas por um período de três meses. Equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e da Força Nacional do Ministério da Justiça também prestarão assistência humanitária em Moçambique.

"O Brasil contribui para apoiar outros países em situação de necessidade emergencial. Essas doações, que acontecem por meio de cooperação humanitária, não privam os brasileiros do direito ao acesso a medicamentos, que são enviados apenas quando não comprometem o abastecimento nacional", disse o ministro da Saúde do Brasil, Luiz Henrique Mandetta.

Os materiais enviados foram definidos a partir de consulta realizada à Secretaria de Vigilância em Saúde e (SVS) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde. Integram os kits medicamentos diversos, incluindo antibióticos, anti-hipertensivos e antitérmicos, como penicilina, amoxicilina, paracetamol e soro para hidratação; além de materiais de primeiros socorros, como ataduras, gazes, luvas, máscaras, seringas, esparadrapos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643