martins em pauta

quarta-feira, 27 de março de 2019

“FAXINA”: Davi Alcolumbre demite 149 funcionários do Senado ligados ao MDB

Quarta, 27 de Março de 2019

Foto: Jorge William/O Globo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), começou uma “limpeza geral” nos cargos relacionados à Presidência da Casa. Por meio do Diário Oficial da União desta terça-feira, determinou a exoneração de 149 funcionários comissionados que estavam ocupando postos importantes em áreas como a Diretoria-Geral, a Secretaria-Geral e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), entre outros.

As demissões fazem parte de uma “faxina” que Alcolumbre vinha estudando, desde que assumiu o cargo, para retirar de postos estratégicos pessoas ligadas aos presidentes anteriores, como Eunício Oliveira (MDB-CE), Renan Calheiros (MDB-AL) e José Sarney (MDB-AP), todos do MDB.

Foram exonerados nomes em sete áreas diferentes do Senado: 78 na Diretoria-Geral, 29 na Secretaria-Geral, 18 na Presidência do Senado, 17 no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), três na Comissão Diretora, dois na Comissão Mista do Congresso Nacional de Assuntos Relacionados à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e outros dois na Comissão Mista Permanente de Regulamentação e Consolidação da Legislação Federal.

A reportagem do Valor apurou que esta é uma primeira lista de demitidos. Outros devem ser demitidos nos próximos dias, já que a lista concentra apenas funcionários do segundo escalão e ainda não contempla diretores e secretários. Não constam entre os exonerados, por exemplo, dois cargos considerados estratégicos: o de secretário-geral da Mesa Diretora, sob o comando de Luiz Fernando Bandeira de Mello, e o da Diretoria-Geral do Senado, ocupada Ilana Trombka. Nos bastidores, o que se fala é que ambos devem ser demitidos até a Semana Santa, que começa em 14 de abril.

Tanto Bandeira quanto Ilana são ligados ao ex-presidente e senador Renan Calheiros, que foi presidente do Senado por quatro mandatos. Há algumas semanas, Davi também demitiu o diretor da Polícia Legislativa, Pedro Ricardo Araújo Carvalho, que ocupava o cargo havia 14 anos. Ele chegou por indicação de Renan e acabou sendo preso em 2016 por suspeita de prestar serviço de contrainteligência para ajudar senadores investigados na Operação Lava Jato. O diretor sempre negou as acusações.

Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643