martins em pauta

sábado, 28 de outubro de 2017

Cinco motivos para ter sempre uma garrafinha de água por perto

Sábado, 28 de Outubro de 2017


Não é novidade a importância de manter uma ingestão diária de água. Além de hidratar, esse componente também é responsável por transportar nutrientes e resíduos, entre outras tantas funções. Apesar disso, os brasileiros tomam menos água do que deveriam. Ao menos é o que mostra um estudo realizado pela Danone Research, com 16.276 adultos, com idade entre 18 e 70 anos, de 13 países, incluindo o Brasil. O resultado mostrou-se aquém do ideal.

Dos 1.924 adultos e 779 crianças brasileiras, apenas 58,2% tinham hábitos compatíveis com as recomendações da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) para a ingestão total de líquidos: dois litros para homens e 1,6 litro para mulheres. Portanto, não faltam motivos para se ficar atento à quantidade de água ingerida na rotina. Manter esse nível dentro do esperado pode trazer inúmeros benefícios e evitar problemas. O mero hábito de tomar um ou dois goles de água a cada meia hora ajuda a regular as funções do corpo, hidrata pele, cabelos e evita cálculos renais, por exemplo.

Confira cinco razões para não esquecer de manter a sua garrafinha de água sempre cheia:

1. A água ajuda na digestão

É importante saber que, com o nível de água em boa quantidade, os alimentos que consumimos vão se decompor no organismo mais adequadamente. Ingerir água tem um papel indispensável no bom funcionamento do intestino.

2. Evite a “fome falsa”

Se o corpo está desidratado, é possível que se sinta uma “fome falsa”, ou seja, o nosso corpo avisa que está precisando de líquidos, o que pode ser entendido como fome e você acaba ingerindo alimentos que contêm líquidos, quando na verdade a água por si só já “daria conta do recado”.

3. A água é uma parceira do emagrecimento

Ao mesmo tempo, ficar atento à ingestão constante de água pode ajudar àqueles que tentam perder peso. A água provoca a sensação de saciedade, não tem calorias, só sais minerais, dilui o suco gástrico, e ainda mata a sede. Abuse na água!

4. Evite dores de cabeça por desidratação

Se você tem sentido dores de cabeça, avalie se o nível de água que tem ingerido está compatível com o esperado. A falta de água pode provocar esse efeito, além de língua esbranquiçada e pele enrugada.

5. Previna-se do cálculo renal

O cálculo renal é um vilão do qual todos fugimos durante a vida. A boa notícia é que ele pode ser prevenido ficando atento à quantidade de água que ingerimos. Quanto mais o corpo está hidratado, menor é a possibilidade de que alguns sais minerais se concentrem e formem o cálculo. Uma dica é ficar atento à cor da urina: quanto mais água, mais a urina fica clara, um sinal de que o organismo está mais desintoxicado, limpo e livre de toxinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643