martins em pauta

terça-feira, 22 de março de 2016

Presa dá à luz dentro de cela em complexo penal de Natal

Terça, 22 de março de 2016

Parto, feito por companheiras de cela, aconteceu na manhã desta segunda. Depois do nascimento, mãe e filha foram levadas para um hospital. 


Uma criança nasceu na manhã desta segunda-feira (21) dentro da ala feminina do Complexo Penal Dr. João Chaves, na Zona Norte de Natal. A mãe, que ainda não decidiu como vai chamar a menina, gosta de Vitória. Helena Juciara Terto de Paiva, de 24 anos, e a filha passam bem. Depois do parto, ambas foram levadas para hospital Santa Catarina, onde aguardam alta médica. A menina é o quarto filho de Helena. 

Helena cumpre pena na João Chaves faz duas semanas. De acordo com o Tribunal de Justiça, ela foi condenada por tráfico de drogas, porte de arma de fogo e desacato em 2014. Em junho do ano passado foi beneficiada com o semiaberto, mas deixou de se apresentar conforme exigido e acabou retornando ao regime fechado. 

Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), a presa começou a sentir as dores do parto por volta das 7h30. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionada, mas alegou que não atenderia a mulher porque não presta socorro em locais fechados. Uma outra equipe médica, da própria Sejuc, foi mandada ao presídio, mas quando chegou ao local a bebezinha já havia nascido. 

Pascoaliana de Souza Alves, diretora da unidade, contou que foram as companheiras de cela de Helena quem a ajudaram a dar a luz. “Uma presa, chamada Célia Lins, viu a cabeça da bebê já aparecendo e não teve outra alternativa senão atuar como parteira”, relatou. Ainda de acordo com a diretora, a ala feminina possui 114 presas. 

Com o nascimento da menina, o juiz Henrique Baltazar dos Santos, titular da Vara de Execuções de Natal, concedeu prisão domiciliar para Helena. “Assim que receber alta médica, vai ficar em casa com a filha. Vamos instalar uma tornozeleira eletrônica para que ela seja monitorada. Depois do período de resguardo, ela volta para o presídio com a bebê, que precisa continuar a ser amamentada”, acrescentou o magistrado. 


Portal G1 - RN/ O Câmera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643