martins em pauta

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Indústria aeronáutica vai se instalar em cidade cearense



Do Blog Roberto Moreira (Diário do Nordeste-CE)
Nesta quarta-feira (12), a Companhia Interamericana de Tecnologia Aeroespacial (Citasa), assinará um Protocolo de Intenções com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante (Ceará), tendo esta doado um terreno 30 hectares para a instalação da empresa no distrito industrial do município.
A Citasa pretende investir R$ 450 milhões em São Gonçalo do Amarante, isto é, com a construção das instalações da fábrica, compra de máquinas, equipamentos, veículos e aquisição de tecnologia. Além disso, cerca de 900 empregos especializados devem ser gerados.
Num primeiro momento todo o esforço será direcionado para o mercado de aeronaves de asas rotativas, mercado que o Brasil está em franca expansão e com grandes oportunidades.
Nacionalização
Através de parceria com uma tradicional fabricante de helicópteros, a norte americana Enstrom e também com a Space Exploration, poderão desenvolver mão-de-obra qualificada, fornecedores e prestadores de serviços, para que possam num curto prazo de tempo compor uma cadeia produtiva para a montagem de helicópteros com alto grau de nacionalização, empregando soluções tecnológicas em motores à propulsão, pistão e turbinas. Os recursos são provenientes de um fundo de investimentos e das empresas norte americanas.
Além disso, a Citasa pretende desenvolver cooperação técnica entre universidades do estado e centros tecnológicos regionais.
A empresa
A Companhia Interamericana de Tecnologia Aeroespacial (Citasa) é uma empresa que foi formada com o objetivo de desenvolver no Brasil projetos na área aeroespacial com o apoio à pesquisa aplicada principalmente em segmentos que possam ser considerados estratégicos.
Por que o Ceará?
O projeto está sendo implementado no Estado do Ceará por apresentar condições interessantes para o desenvolvimento de um novo segmento. A área próxima ao porto do Pecém será vizinha de outros projetos de grande envergadura que estão sendo desenvolvidos no Estado.
A possibilidade de implantar um novo polo aeronáutico no Brasil tem como expectativa por parte dos investidores ter custos mais interessantes que os apresentados nos polos já desenvolvidos e consolidados no país. Por outro lado, o projeto apresenta-se como um grande indutor econômico para a Região Nordeste do Brasil, sobretudo para o Ceará.
Nota do Blog – Enquanto isso, o Aeroporto Dix-sept Rosado (em Mossoró), administrado pelo Governo do Estado, tem telefone de emergência cortado há mais de três meses, por falta de pagamento.


Fonte : Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643