martins em pauta

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Militares somem após incêndio em base da Marinha na Antártida

A Marinha do Brasil procura por desaparecidos na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na Antártica. Foto: AFP

A Marinha do Brasil procura por desaparecidos na Estação Antártica Comandante Ferraz

A Marinha do Brasil informou neste sábado que ocorreu um incêndio na casa de máquinas, local onde ficam os geradores de energia, da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na Antártida, por volta das 2h. Os militares responsáveis pela manutenção e operação da estação trabalhavam no combate ao incêndio. Um militar ficou ferido e dois estão desaparecidos.

O militar ferido foi transferido para a estação polonesa de Arctowski para receber os primeiros socorros e, posteriormente, para a base chilena Eduardo Frei, sendo seu quadro de saúde estável. Os 30 pesquisadores, um alpinista que presta apoio às atividades de pesquisa e um representante do Ministério do Meio Ambiente que estavam na estação no momento do acidente, foram transferidos de helicóptero também para a base Eduardo Frei, de onde partirão em aeronave da Força Aérea Argentina para a cidade de Punta Arenas, no Chile.

Permanecem na EACF, além do Grupo-Base, 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. O Navio-Polar Almirante Maximiano partiu de Punta Arenas em direção à estação para prestar o apoio necessário. Dois navios da Marinha da Argentina e dois botes da estação Arctowski estavam nas imediações da base brasileira, apoiando as ações. Além disso, três helicópteros prestavam apoio. Um inquérito policial militar foi instaurado para apurar as causas do acidente.

A Força Aérea Brasileira (FAB) colocou à disposição uma aeronave, que seguirá para Punta Arenas, para resgatar os militares que continuam no local. Segundo a Marinha, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar as causas do incidente.

Com informações do Jornal do Brasil e da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643