martins em pauta

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Parabéns a todos os Radialistas pelo seu Dia !

[RadioRCAAntigo.jpg]
Várias emissoras marcaram a historia da radiodifusão no Rio Grande do Norte, mas foi com a REN-Rádio Educadora de Natal, onde tudo começou.

A Rádio Educadora de Natal foi fundada por Carlos Farache no início dos anos quarenta. Em dezembro de 1940 foi instalada sua torre para melhorar as transmissões, mas somente em 30 de novembro do ano seguinte é que a rádio foi levada ao ar, com o prefixo ZYB-5. O radialista Genar Wanderley foi quem primeiro ocupou o microfone, lendo Ave Maria escrita por Luís da Câmara Cascudo em solenidade de inauguração.

A Rádio Educadora de Natal era presidida por Gentil Ferreira de Souza e tinha como diretor técnico e superintendente, respectivamente, Carlos Lamas e Carlos Farache.

A história da REN tem continuidade com a Rádio Poti, nome definitivo da emissora a partir de sua incorporação aos Diários Associados em 16 de fevereiro de 1944. Passou a chamar-se Rádio Poti porque todas as emissoras associadas representavam tabas indígenas características do Estado onde estavam localizadas. Tupi, Tamandaré, Farroupilha, Tamoio, Poti, etc. seus diretores eram conhecidos como “caciques”. O “cacique” da Rádio Poti era Genar Wanderley. Depois da Poti surgiram a Rádio Nordeste, fundada em 1954 pelo ex-Governador Dinarte Mariz, conquistando o público potiguar com uma programação diversificada, a Rádio Cabugi, fundada em dezembro do mesmo ano, pelo Senador Giorgino Avelino, e, posteriormente, vieram às emissoras, Difusora de Mossoró, de educação Rural de Natal, Mossoró e Caíco, Rádio Trairi, etc.

Sobre o Radialista

LEI Nº 11.327, de 24 de julho de 2006
Institui o Dia do Radialista.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Bras ília, 24 de julho de 2006; 185º da Independência e 118o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643