martins em pauta

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Lula "abre fogo" contra Toffoli

Terça, 27 de janeiro de 2026




O mal-estar no Planalto estaria relacionado, sobretudo, às informações reveladas sobre vínculos de familiares de Toffoli com fundos ligados ao banco investigado, além do alto grau de sigilo imposto ao andamento do processo. Entre aliados do petista, cresceu a percepção de que a apuração poderia terminar em uma “grande pizza”, expressão usada para indicar a ausência de responsabilizações efetivas.

Apesar do clima atual, Lula e Toffoli chegaram a se encontrar em dezembro, no Palácio do Planalto, em uma reunião descrita como cordial. Na ocasião, Lula teria afirmado que esperava a apuração completa de todas as irregularidades e ouviu do ministro a garantia de que nada seria abafado ou deixado de lado.

Mesmo diante das críticas nos bastidores, Toffoli tem dito a interlocutores que não vê razões para abandonar a relatoria do inquérito. O ministro sustenta que não existem impedimentos formais ou situações que comprometam sua imparcialidade e nega qualquer relação entre sua atuação no processo e viagens, contatos pessoais ou negócios envolvendo familiares.

A relação entre Lula e Toffoli, no entanto, carrega tensões antigas. Responsável pela indicação do ministro ao STF, o presidente acumula frustrações desde 2019, quando Toffoli negou autorização para que Lula, então preso em Curitiba (PR), comparecesse ao velório do irmão. O episódio só foi revisitado em 2022, após a vitória eleitoral de Lula, quando o magistrado apresentou um pedido de desculpas ao petista.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643