De acordo com a pesquisa Atlas/Intel divulgada no final de outubro, Jeannette Jara (Partido Comunista) aparece em primeiro lugar, somando 33,2% das intenções de voto. Logo atrás surge um empate técnico entre José Antonio Kast (Partido Republicano) e Johannes Kaiser (Partido Nacional Libertário), ambos com 16,8%.
Tudo pode acontecer...
Considerado por décadas um dos países mais seguros da América Latina, o Chile enfrenta nos últimos anos uma transformação profunda no tema da segurança pública. A pauta passou a liderar as preocupações da população, superando economia, saúde e educação.
O levantamento global “O que preocupa o mundo”, conduzido pela Ipsos, mostra que 63% dos entrevistados no país apontam a segurança como o maior problema nacional, colocando o Chile na segunda posição entre 30 países incluídos no estudo.
José Antonio Kast, figura veterana na política conservadora, concorre ao cargo pela terceira vez. Ele defende propostas que incluem endurecimento contra o crime, expulsão de imigrantes em situação irregular, maior capacidade de ação policial, redução do tamanho do Estado e manutenção de pautas de costumes tradicionais.
Amigo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Kast é frequentemente apelidado de “Bolsonaro Chileno”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário