Terça, 28 de outubro de 2025

A foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), tornou-se em poucos dias a publicação com maior engajamento nas redes sociais do brasileiro.
A imagem foi divulgada no domingo (26.out.2025) e feita pelo fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert, durante o encontro entre os 2 em Kuala Lumpur (Malásia).
Segundo dados do instituto de pesquisa Quaest, a publicação alcançou 72 milhões de visualizações, 778 mil menções, 22 milhões de curtidas e 7,5 milhões de compartilhamentos. O levantamento considerou plataformas como Instagram, X, TikTok e Facebook.
A publicação anterior com mais engajamento de Lula também era uma foto de Stuckert, de 2021. Na imagem, o presidente aparece com a mulher, Rosângela Lula da Silva, a Janja.
Na época, ainda antes da eleição de 2022, a foto teve 65 milhões de visualizações, 4,6 milhões de menções, 19 milhões de curtidas e 7 milhões de compartilhamentos.
Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, o resultado mostra que a diplomacia do século 21 é feita “nas redes sociais e nas mesas de negociação”.
“A foto publicada e amplamente visualizada é um exemplo claro da política como imagem, que mesmo sem legenda fala sobre o que aconteceu. O sorriso, a postura, o aperto de mão, tudo é simbólico”, disse.
A Quaest usou sua ferramenta QuaestScan para o mapeamento e analisou também os sentimentos do público. Dos comentários analisados, 54% foram neutros, 26% positivos e 20% negativos.
“É resultado da guerra de narrativas. A direita tentando emplacar a menção a Bolsonaro, a esquerda tentando comemorar a virada e a maioria observando”, disse Nunes, em referência às citações ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a reunião.
O instituto também fez a comparação com a foto do ex-presidente Barack Obama (Partido Democrata) com a sua mulher, Michelle Obama, de janeiro de 2012. A publicação alcançou 63 milhões de visualizações, além de 2,8 milhões de menções, 3,9 milhões de curtidas e 1,4 milhão de compartilhamentos.
O encontro de Kuala Lumpur foi considerado amistoso pelos 2 lados, com o presidente norte-americano mais ouvindo do que falando, segundo autoridades brasileiras que acompanharam a conversa.
A reunião durou 45 minutos e terminou sem que Trump anunciasse a revogação das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos. O republicano, porém, aceitou discutir uma revisão das taxas.
Lula pediu a suspensão das tarifas e das punições da Lei Magnitsky ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e à mulher dele, Viviane Barci de Moraes.
O presidente brasileiro classificou a conversa como “franca e construtiva”. Já Trump disse que deve firmar acordos comerciais depois do encontro bilateral.
Poder360
Opinião dos leitores
Desespero. Viajou até a Malásia, 14 horas de voo, para tirar uma foto, isso num encontro somente de países asiáticos com os EUA. Quanto custou essa foto?
Para o Luladrão e os esquerdiopatas, Trump deixou de ser fascista. Ah turma de bandidos safados.
Donald Trump sabe negociar com malandro.
Não vai demorar muito os mortadelas vão estar falando bem do galeguin kkkkk
Perguntar não faz mal, baixou a taxação, as restrições aos ministros do STF e recuo do USA da Venezuela? O galeginho está passando vaselina no luladrao com o luladrao faz com seu eleitores… Conversa sem atitudes e soluções e diferente de só conversar e nada mas.. foto até eu tiro com um leão antes dele me devorar. Kkkk
Quer um lençol, uma caixa d’água ou supositorio de cloroquina gado?


LULA, GIGANTE DA HISTÓRIA!
Patriota americano, quem gosta de usar coisas como supositórios são vcs da esquerda.. até maior que supositórios… Vc já deve ter usado muito pelou meu ver.
Realmente, gigante na quebradeira da coisa pública. Um excelente é o Correio.
Realmente, gigante na quebradeira da coisa pública. Um exemplo é o Correio.