martins em pauta

quarta-feira, 26 de março de 2025

Bolsonaro critica julgamento “político” no STF: “Estão com pressa”

Quarta, 26 de março de 2025

Foto: Antonio Augusto/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (26) que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal tem “pressa” para analisar da denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre o núcleo principal do inquérito sobre o plano de golpe

“Estão com pressa. Muita pressa. O processo contra mim avança a uma velocidade 14 vezes maior que o do Mensalão e pelo menos 10 vezes mais rápida que o de Lula na Lava Jato”, afirmou no X (antigo Twitter).

Nesta tarde, a Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, aceitar a denúncia da PGR contra o chamado “núcleo crucial” da investigação sobre o plano de golpe de Estado após as eleições de 2022. Bolsonaro e outras setes pessoas, entre ex-ministros, auxiliares e ex-comandantes de Forças durante o seu governo, são alvo da denúncia.

Segundo ele, a motivação é “política” e o tribunal tenta evitar que ele seja julgado em 2026. “Querem impedir que eu chegue livre às eleições porque sabem que, numa disputa justa, não há candidato capaz de me vencer”, disse.

Ao aceitar os argumentos da PGR, o STF torna os denuncias réus e eles passarão a responder a um processo judicial. No fim da ação, eles serão absolvidos ou condenados, com penas a serem definidas pelos magistrados.

“A julgar pelo que lemos na imprensa, estamos diante de um julgamento com data, alvo e resultado definidos de antemão. Algo que seria um teatro processual disfarçado de Justiça – não um processo penal, mas um projeto de poder que tem por objetivo interferir na dinâmica política e eleitoral do país”, declarou Bolsonaro.

Nesta quarta-feira, Bolsonaro acompanha o julgamento no gabinete no Senado do seu filho Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Na terça-feira (25), o ex-presidente foi, de última hora e acompanhado de parlamentares aliados, ao plenário do STF para assistir à primeira sessão do caso.

Em seu voto, o relator Alexandre de Moraes destacou diversas declarações de Bolsonaro citadas pela PGR para reforçar os indícios de participação do ex-presidente no planejamento de um plano de teor golpista.

“A ironia é que, quanto mais atropelam regras, prazos e garantias para tentar me eliminar, mais escancarado fica o medo que eles têm das urnas e da vontade do povo. Se realmente acreditassem na democracia que dizem defender, me enfrentariam no voto, não no tapetão”, disse.

Bolsonaro tem reafirmado que será candidato da direita em 2026. Apesar disso, o ex-presidente foi declarado inelegível em junho de 2023 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pela reunião realizada com embaixadores em julho de 2022.

Nas redes sociais, Bolsonaro disse ainda que o “mundo está atento” e a comunidade internacional acompanha o que chamou de “perseguição seletiva, acusações vagas de ‘extremismo’ ou de ‘ameaça à democracia’ e a tentativa de eliminar a oposição por via judicial”.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Danado é isso? Que mimimi é esse? Vão chorar até qd? Quero aquele capitão que imitava de forma debochada que morria sem ar por causa da COVID, aquele homem forte que dizia que tomava Cloroquina dia e noite e nunca deixou ninguém ver sua caderneta de vacinação (falo da verdadeira, não aquela que Cidão providenciou) bora!! Quero o capitão do povo destemido e pedindo PIX para sabe-se lá fazer o quê, diz ele que paga os advogados com a mixaria de milhões que recebeu, bora, força !

  2. Eleições 2026 que nada: Vai ter muita festa todo dia e muito discurso do Broxonaro e amigos na Papuda ou outra instituição penal. Vai ser agito sem igual!!!

  3. Pressa tem a diarréia, né Bozo? Tu aprontou todas, desrespeitou a Constituição, tentando o golpe na surdina, saiu do país para não ser preso, mandou abestados fazerem tudo no seu lugar, ameaçou e ameaça a Justiça, desmerece as Leis… agora tá com medo de ir pra uma cela? Os outros presos estão te esperando.

  4. Pressa tinha ele em dar o golpe e instituir a ditadura. “Ditadura mata. Ditadura vive da morte — não apenas da sociedade, da democracia —, mas de seres humanos de carne e osso”. Carmem Lúcia.

    1. Então PT tá no caminho certo, nos lendo a uma cuba, uma Venezuela, esse é o sonho dos petistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643