martins em pauta

quinta-feira, 27 de março de 2025

Metade dos motociclistas de Natal circula sem habilitação, revela STTU

Quinta, 27 de março de 2025

Foto: Reprodução

Metade dos motociclistas que circulam pelas ruas de Natal não possui habilitação, segundo a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Jódia Melo. Em entrevista à rádio 94 FM, ela destacou a gravidade do problema. “Temos um número muito alto de motociclistas sem habilitação. É um problema que coloca em risco a vida deles e a de outras pessoas”, afirmou.

A informação reforça a urgência da campanha “Juntos Pela Vida”, que busca reduzir acidentes envolvendo motociclistas. A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) pretende atuar diretamente na formação de condutores que utilizam a moto como ferramenta de trabalho. A partir de abril, serão oferecidos cursos gratuitos de pilotagem, exclusivos para motociclistas habilitados.

Os cursos serão voltados especialmente para motofretistas, entregadores e trabalhadores que dependem da moto para locomoção. “Muitos acidentes não envolvem apenas o condutor. Afetam toda a estrutura familiar quando a pessoa não pode mais trabalhar”, explicou a secretária. A iniciativa pretende aumentar a capacitação técnica e reduzir práticas perigosas, como manobras ilegais.

Redução de óbitos não evita superlotação no Walfredo Gurgel

Apesar da queda no número de mortes de motociclistas em Natal, o Hospital Walfredo Gurgel continua operando acima da capacidade. Em 2021, foram registradas 30 mortes de condutores de moto na capital. Em 2023, o número caiu para 25, e em 2024, até agora, são 18. Ainda assim, o hospital segue sendo o principal destino para vítimas de acidentes graves, muitas delas vindas da região metropolitana.

A promotora Danielle Veras, do Ministério Público do Rio Grande do Norte, atribui o problema a um contexto regional. “Há uma redução nos óbitos em Natal, sim. Mas a gravidade dos acidentes ainda é muito alta. E quem se acidenta nos municípios vizinhos vem para cá. Isso explica por que o Walfredo não esvazia”, afirmou.

A promotora destacou que o Ministério Público atua em diferentes frentes, como coleta e compartilhamento de dados estatísticos, campanhas educativas, requalificação de vias e fiscalização. Entre os locais mais preocupantes, estão a avenida João Medeiros Filho, sob responsabilidade estadual, a BR-101 Sul, de jurisdição federal, e bairros como Lagoa Nova, que registram alta incidência de acidentes.

Um dos desafios apontados por Danielle Veras é a consolidação de dados. Atualmente, boletins de ocorrência só são registrados pela STTU e CPRE quando há vítimas. Acidentes sem lesão são documentados apenas via delegacia virtual, o que dificulta o mapeamento das áreas críticas e atrasa a implementação de soluções. “Sem dados integrados entre saúde, trânsito e segurança, a resposta fica incompleta”, ressaltou.

Entre as medidas em curso, estão intervenções urbanas em pontos de risco. A STTU já tem projetos aprovados para requalificação de avenidas como Nevaldo Rocha e Jaguarari, visando melhorar a fluidez do tráfego e reduzir colisões. Para a promotora, é essencial continuar reduzindo a quantidade de acidentes graves e garantir que casos menos complexos sejam absorvidos por outras unidades de saúde fora da capital. “A queda nos óbitos é positiva, mas não resolve o colapso se não houver apoio regional”, concluiu.

96 FM

Opinião dos leitores

  1. Se metade dos motociclistas de Natal não tem habilitação e pra que serve sttu e Detran é só acabar com estes dois e pronto

  2. Brasil, pô. Mal consegue desvendar homicídio, a população não está nem aí para poluição ambiental, crimes de trânsito, receptações, tigrinhos e até outras contravenções. Abaixo de furto, o pessoal desconversa.

  3. A lei de trânsito mudou?
    Qual a razão de TODO MOTOQUEIRO CORTAR PELA DIREITA?
    Os motoqueiros fazem do espaço entre o carro e a calçada no lado direito, corredor de ultrapassagem e até pegas.
    Fazem na frente dos amaralinhos e fica por isso mesmo.
    A lei mudou ou eles estão autorizados a fazer essas barbaridades?
    Sem falar nas motos sucatas que circulam tranquilamente.

  4. Enquanto existir o FAZ DE CONTA, veremos cada vez mais pessoas e pessoas cometendo CRIMES de transito e nada acontecendo. com a omissao, conivencia e cumplicidade das autoridades de transito, veremos a felicidade desses individuos praticando e praticando cada vez mais crimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643