martins em pauta

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Proposta sobre fim da jornada 6×1 gera debate nas redes sociais

Segunda, 11 de novembro de 2024

Foto: Agência Brasil

O fim da jornada de trabalho de 6 dias trabalhados por um dia de descanso ganhou destaque neste domingo 10 nas redes sociais. O debate sobre a proposta ficou em primeiro lugar nos assuntos mais discutidos pelos internautas na rede social X, antigo Twitter.

A extinção da jornada 6×1 faz parte de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados.

A parlamentar tem se engajado nas redes sociais para pressionar os deputados a assinarem o requerimento de apoio à PEC, que precisa de 171 assinaturas para ser apresentada oficialmente. Até o momento, Érica conseguiu metade dos apoiamentos necessários.

Segundo a deputada, a escala 6×1 é desumana. “Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6×1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador”, disse a deputada nas redes sociais.

A proposta do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ), recebeu o apoio da deputada para pressionar os parlamentares. O movimento já conseguiu a adesão de 1,3 milhão de assinaturas da petição online em defesa da proposta.

Pelo texto da Constituição e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada de trabalho não pode ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais, sendo facultada a compensão de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. tem método. muda a escala e oferece um baixo reajuste anual ou nenhum, que nem cobrirá a inflação. Isso ajudará a mascarar a previdencia que está quebrada. no inicio os CLT vao achar otimo a escala de país europeu, sendo que o salario continuará de país pobre e que maquinas com IA substituirão nos finais de semana. Mas o importante é a praia e a ração de esmolas. Neste ritmo, melhor não ter carteira assinada. Um Uber e diarista ja ganham mais que um CLT. E desse jeito vai a previdencia afundando pelas ideias da esquerda.

    1. Ao empresário que achar sua vida difícil a solução é muito simples: Virar empregado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643