martins em pauta

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Vídeo mostra momento em que terroristas do houthis sequestram navio de carga no Mar Vermelho

Terça, 21 de novembro de 2023


Os rebeldes houthis do Iêmen alertaram na segunda-feira (20) que navios israelenses são um “alvo legítimo”, depois que a captura de um navio de carga ligado a Israel abriu uma nova dimensão na guerra de Gaza.

O Galaxy Leader, de bandeira das Bahamas e de propriedade britânica, é operado por uma empresa japonesa, mas tem ligações com o empresário israelense Abraham “Rami” Ungar. Os houthis alegaram que a captura foi uma retaliação pela guerra de Israel contra o Hamas, desencadeada pelo ataque de 7 de outubro por militantes palestinos que matou 1.200 pessoas e fez cerca de 240 reféns, segundo autoridades israelenses.

O navio foi abordado por homens armados em um helicóptero, método semelhante ao usado pelo Irã em apreensões anteriores de navios no Estreito de Ormuz. O Galaxy Leader estava a caminho da Turquia para a Índia quando foi desviado para o porto iemenita de Salif, na província de Hodeida.

A captura do navio foi condenada por Israel, Estados Unidos e Japão. O governo israelense classificou o evento como uma “violação flagrante do direito internacional”. Já o governo dos EUA disse que a ação dos houthis é “uma ameaça à segurança marítima internacional”.

A ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, afirmou que Tóquio está “em contato com todas as partes envolvidas” para garantir a libertação segura da tripulação do navio.

(Gazeta Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643