martins em pauta

domingo, 30 de outubro de 2022

Norte e Nordeste são as últimas regiões a ter votos apurados; entenda o motivo

Domingo, 30 de Outubro de 2022

Foto: Edu Garcia/R7

O descompasso da apuração de votos entre as regiões brasileiras, fazendo com que a contabilização no Norte e Nordeste demore mais para ser divulgada, deve ocorrer neste domingo (30), assim como ocorreu na contagem do primeiro turno. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explica que os resultados de localidades com mais dificuldade logística na transmissão chegam por último e precisam aguardar na fila de processamento.

Em 2 de outubro, foi possível observar que os primeiros votos divulgados vieram das regiões Sul e Sudeste. Em seguida, vieram os dados de parte do Centro-Oeste e, por último, do Nordeste e do Norte. A situação, segundo o TSE, se repete em todos os pleitos.

Isso porque cada uma das unidades federativas possui questões de logística de transmissão próprias. O tribunal explica que um grande volume de informação chega ao mesmo tempo, mas os que foram registrados primeiro são processados antes.

“Esses dados, ao chegarem ao Centro de Processamento de Dados (CPD) da Justiça Eleitoral, entram em uma estrutura semelhante a uma ‘fila de banco'”, explica o secretário de Tecnologia da Informação da corte eleitoral, Julio Valente. Regiões com mais infraestrutura de transmissão conseguem enviar os dados com mais facilidade.

R7

OPINIÃO DOS LEITORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643